TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De S.O

Trabalho Universitário: Tipos De S.O. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  5.208 Palavras (21 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 21

Relatório 01: Tipos de Sistemas Operacionais

CONCEITOS INICIAIS

Existe um agrande distância entre circuitos eletrônicos e dispositivos de hardware e os programas aplicativos em software(Maziero, 2006)Neste sentido, para que seja feito o acesso diretamente ao hardware, como armazenar uma certa informação no disco rígido, o programador deveria trabalhar em u baixo nível de programação levando em consideração a diversidade de hardware o qual ele quer interagir.

Para satisfazer esta necessidade foi criado então os sistemas operacionais, que são

Partindo destes conceitos, pode-se afirmar que os sistemas operacionais são camadas de softwares necessárias e indispensáveis para a harmonia entre os processos e o hardware.

Sistema Operacional

Um Sistema Operacional é um conjunto de programas responsável por todo o gerenciamento dos recursos da máquina (acesso e controle de seus periféricos) e das operações dentro do computador.

É a partir do S.O. que as coisas acontecem no micro: tudo está baseado nele. Isto significa que, sem o S.O. o micro serve somente como decoração de mesa.

Imagine, por exemplo, quantas instruções de máquinas são necessárias para fazer com que o Drive leia um disquete, ou então para que a impressora imprima um relatório da contabilidade. Através do S.O., você só diz: Leia Disquete ou Imprima Relatório (instruções que deverão ser dadas através de uma linguagem de programação).

Resumindo, um Sistema Operacional é responsável por:

· Controle de discos, impressora, comunicações

· Interface com o usuário (teclado, mouse e vídeo)

· Configuração do equipamento

· Operação em lote (BATCH)

· Organização das informações armazenadas em disco

· Carregamento e execução de programas

O sistema operacional fica armazenado em memórias auxiliares (disco rígido), e no instante em que o computador é ligado, é transferido uma cópia de parte dele para a

RAM, e então o computador está pronto para uso.

Sistemas Operacionais mais usados

a) Windows

É o sistema operacional mais utilizado do momento no mercado domestico (computador pessoal e pequenos negócios), funciona com o conceito de janelas.

Desenvolvido pela Microsoft para os computadores do tipo PC (Computador Pessoal), a versão mais atual do Windows é a Seven, as mais usadas atualmente no mercado são o Windows XP e Seven.

b) MacOS

É a versão do sistema operacional para os computadores Macintosh, fabricados pela Apple.

c) Linux

Desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, em 1991, é um sistema operacional de

código-fonte aberto e que está disponível na internet, permitindo que qualquer usuário possa utilizá-lo e também alterar ou propor alterações e melhoramentos no software.

O que são Servidores ?

Servidores são máquinas mais potentes do que um desktop comum.Os servidores lidam com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.

Servidores de Arquivos

Servidores de Bancos de Dados

servidores de Impressão

Servidores de Comunicação

Servidores Web

Assim para que haja um gerenciamento desta carga de trabalho entre estas diferentes funcionalidades de servidor, houve a necessidade de um sistema operacional que permitisse "a gestão eficiente de grandes quantidades de recursos(disco, memória, processadores), impondo prioridade e limites sobre o uso dos recursos pelos usuários e seus aplicativos"(Maziero,2006)

um Servidor normalmente possui mais poder de processamento devido a quantidade de processadores ou núcleos presentes em sua arquitetura física.Logo conseguem executar mais tarefas e com maior velocidade.

Sistemas Operacionais para servidores:

Existe uma diversidade de sistemas operacionais, levando em consideração as várias distribuições baseadas no Kernel Linux.Contudo o foco será apenas em sistemas Windows e baseados no núcleo Linux.

SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SERVIDORES "WINDOWS"

Windows 2000 Server

Windows Server 2003

Windows Server 2008 R2

Windows Server 2012

WINDOWS SERVER 2008 R2 STANDARD

O Windows Server 2008 R2 Standard é o mais robusto dos sistemas operacionais do Windows Server até hoje. Com recursos de virtualização e Web integrada e aprimorada, ele é feito para aumentar a confiabilidade e a flexibilidade de infraestrutura do seu servidor, enquanto poupa tempo e reduz os custos. As poderosas ferramentas fornecem a você mais controle sobre seus servidores e dinamizam as tarefas de configuração e gerenciamento. Além disso, os recursos aprimorados de segurança fortalecem o sistema operacional, ajudando a proteger seus dados e a rede, fornecendo uma base altamente dependente para os seus negócios. As poderosas ferramentas fornecem a você mais controle sobre seus servidores e dinamizam as tarefas de configuração e gerenciamento.

O Windows Server 2008 R2 fornece a você a capacidade de oferecer experiências valiosas na Web de forma eficiente e efetiva, com administração e diagnósticos aprimorados, ferramentas avançadas de desenvolvimento e aplicação, e custos reduzidos de infraestrutura.

CARACTERÍSTICAS

É um sistema operacional criado pela Microsoft;

É um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões;

É o sistema operacional mais usado em computadores pessoais no mundo;

Muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com