TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De aço De Acordo Com A Classificação De Carbono

Dissertações: Tipos De aço De Acordo Com A Classificação De Carbono. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Aço de Acordo com a Concentração de Carbono.

Resumo

Os aços são ligas de ferro-carbono que podem conter concentrações apreciáveis de outros elementos de formação de liga, sendo que existem inúmeras ligas com composição e tratamento térmico diferentes. As propriedades mecânicas são sensíveis ao teor de carbono, que é normalmente inferior a 1,0%. Os tipos de aços mais conhecidos são classificados de acordo com a sua concentração de carbono.

Palavras-chave: Liga; Teor; Carbono; Aço.

Desenvolvimento

Os aços comuns tem sua classificação de acordo com sua composição de carbono, dividindo-se em níveis de baixos teor, médio e alto teor de carbono. Estes aços mais comuns tem em sua concentração além do carbono, resíduos de impurezas e manganês.

Aços com Baixo teor de Carbono.

Em toda produção de aço e com todas as suas variedades este é o que é fabricado em maior escala. Ele possui uma concentração de carbono geralmente menor a 0,25% e não possui boa resposta em tentativas de formação de martensita através de tratamentos térmicos. Sua microestrutura é composta por ferrita e perlita, e por consequência são ligas relativamente moles e fracas. Sua grande vantagem é que possui uma ductilidade e uma tenacidade excepcional.

Dentre os aços estes assim classificados são os mais fáceis de usinar e soldar, e no processo de produção e matéria prima é o com o menor custo de produção. Sua empregabilidade é grande na construção civil onde são empregadas estruturas metálicas, sendo bem utilizada na fabricação de perfis em viga I, perfil U e cantoneiras laminadas. É bem utilizado na construção de carcaças de automóveis, e as chapas planas são bem utilizadas para a fabricação de tubulações de edifícios e pontes.

No mesmo grupo dos aços de baixo teor de carbono existe aços com alta resistência, sendo que estes contem em sua liga elementos como cobre, vanádio, níquel e molibdênio, e em termos de concentração sua somatória é elevada a 10%. Sua resistência pode ser aumentada através de um tratamento térmico, obtendo como resultado uma resistência a tração superior. Como consequência são dúcteis, conformáveis e podem ser usinados.

Quando se trata de resistência a corrosão, os aços de alta resistência em baixa liga, são superiores ao aços comuns ao carbono, nos quais são substituídos em muitas aplicações onde o que importante é a resistência estrutural.

Aços com médio teor de carbono.

O aço com médio teor de carbono possui uma concentração entre 0,20% e 0,60%. Estas ligas podem passar por tratamento térmico por austenitização, tempera e revenido para assim melhorar suas propriedades mecânicas. Estes aços tem como característica uma baixa endurecibilidade e podem sofrer tratamentos térmicos, que para maior êxito terá de ser em seções maiores e com taxa de resfriamento muito rápida.

Para se melhorar a capacidade de tratamento térmico dessas ligas, podem ser adicionados cromo, níquel e molibdênio, gerando assim uma grande quantidade combinações de resistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com