TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De lãmpadas

Trabalho Escolar: Tipos De lãmpadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

AS LÂMPADAS INCANDESCENTES: O princípio de funcionamento é o mesmo dos resistores: um elemento que oferece uma certa resistência à passagem da corrente. No entanto, neste caso, o elemento é um fino filamento de tungstênio colocado num bolbo de vidro com atmosfera que não contenha oxigênio. A resistência do filamento e a tensão que alimentam a lâmpada determinam sua potência, ou seja, a intensidade de luz produzida.

O calor gerado pela passagem da corrente é suficiente para produzir luz. As lâmpadas incandescentes produzem 95% de calor e apenas 5% de luz.: consomem muito e iluminam pouco. As lâmpadas incandescentes estão com os dias contados. deverão sair do mercado brasileiro até 2016, segundo portaria emitida no final de 2010 pelos ministérios de Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A substituição pelas fluorescentes, mais caras, pode gerar custo a princípio para o empresário, mas traz benefícios em médio prazo. As lâmpadas incandescentes gasta mais eletricidade para produzir a mesma quantidade de luz, que uma fluorescente que chega a ser cinco vezes mais eficiente que a primeira, dependendo da potência. É possível comprar, portanto, uma lâmpada fluorescente de 15 W para substituir uma incandescente de 60 W. Isso representa uma economia de 75% de energia elétrica.

AS LÂMPADAS FLUORESCENTES: As lâmpadas de descarga são lâmpadas que funcionam segundo um princípio totalmente diferente ao da lâmpada incandescente. São lâmpadas que existem desde o início do século XIX.

Dentre as lâmpadas de descarga, a lâmpada fluorescente é a de maior destaque. A lâmpada fluorescente é a mais popular lâmpada de descarga do mundo, sendo utilizada em aplicações residenciais, comerciais, industriais, dentre tantas outras.

Existem diversos tipos de lâmpadas fluorescentes, porém, todas obedecem ao mesmo princípio de funcionamento, ou seja: funcionam segundo o princípio da descarga de um gás sob baixa pressão, com uma pequena quantidade de mercúrio. Uma vez que ligamos o interruptor, a corrente elétrica circunda uma bobina de fio de cobre, a qual chamamos de reator, passando pelos eletrodos da lâmpada, chegando a um dispositivo denominado starter. Esse dispositivo aquece fazendo com que uma pequena folha metálica feche o circuito formado pelos eletrodos da lâmpada (que são pequenos filamentos), com o reator. Nesse exato momento, a corrente elétrica faz o fluxo magnético na armadura do reator atinja um valor máximo, de forma que quando o starter libera o circuito, seja liberado um pulso de alta tensão, que quebra a rigidez dielétrica do gás, fazendo com que este se converta num plasma, iniciando assim o funcionamento da lâmpada.

O espectro luminoso oriundo da descarga é extremamente pobre, sendo constituído em grande parte de radiação ultravioleta, que é invisível e nociva ao ser humano. para contornar esse problema, é aplicada a superfície interna do tubo uma camada de uma substância fosforescente, que é capaz de converter essa radiação ultravioleta em luz visível.

Existem diversos tipos de lâmpadas fluorescentes, como as de catodo quente, Cátodos quentes tipicamente adquirem densidade de potência muito mais alta que cátodos frios, emitindo significativamente mais elétrons pela mesma área de superfície. e as chamadas lâmpadas fluorescentes de catodo frio, que não possui filamentos nos eletrodos. Esse tipo de lâmpada necessita para seu funcionamento um autotransformador, que produz pulsos de alta tensão constantemente. A vantagem dessa tecnologia, é seu acendimento instantâneo, e sua desvantagem é o seu grande comprimento.

As lâmpadas de vapor metálico: Após a popularização da lâmpada a vapor de mercúrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com