TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos Possíveis De Implementação De Redundância De Discos Em Um único Computador

Trabalho Universitário: Tipos Possíveis De Implementação De Redundância De Discos Em Um único Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Você foi contratado para especificar um computador que irá ser utilizado como servidor de arquivos, armazenando dados importantes. Pesquise dois tipos possíveis de implementação de redundância de discos em um único computador que levam a uma maior segurança em termos de replicação, mas também podem levar a uma maior velocidade de acesso (leitura ou escrita – não necessariamente ambos). Explique com suas palavras como esta implementação funciona.

Resposta: Para maior segurança em termos de replicação e também maior velocidade de acesso, poderão ser aplicados os RAID de nível 5 ou 6.

RAID

Redundant Array of Independent Disks

Matriz Redundante de Discos Independentes

Criado em 1987 por David Patterson, Garth Gibson e Randy Katz, pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, é uma solução que faz com que o sistema operacional enxergue um conjunto de discos rígidos ou SSD (solid-state drive), formando uma única unidade lógica de armazenamento de dados.

Características:

1) Se um disco sofrer danos, os dados existentes nele não serão perdidos, pois podem ser replicados em outra unidade (Redundância);

2) É possível aumentar a capacidade de armazenamento a qualquer momento com a adição de mais discos;

3) O acesso à informação pode se tornar mais rápido, pois os dados são distribuídos a todos os discos;

4) Dependendo do caso, há maior tolerância a falhas, pois o sistema não é paralisado se uma unidade parar de funcionar;

5) Um sistema RAID pode ser mais barato que um dispositivo de armazenamento mais sofisticado e, ao mesmo tempo, oferecer praticamente os mesmos resultados.

Para cada característica apresentada acima ou a soma de duas ou mais, existe um Nível de RAID:

RAID 5

Neste, em vez de uma unidade de armazenamento inteira como réplica de outra, os próprios discos servem de proteção. Pode-se ainda montar o sistema com quantidade ímpar de unidades o que não é possível em alguns dos outros níveis.

Utiliza-se de um esquema de paridade para proteção dos dados que são divididos em pequenos blocos, onde cada um deles recebe um bit adicional (bit de paridade) seguindo a seguinte regra: se a quantidade de bits '1' do bloco for par, seu bit de paridade é '0'; se a quantidade de bits '1' for ímpar, o bit de paridade é '1'.

As informações de paridade, assim como os próprios dados, são distribuídas entre todos os discos do sistema. Via de regra, o espaço destinado à paridade é equivalente ao tamanho de um dos discos. Assim, um array formado, por exemplo, por três discos de 500 GB terá 1 TB para armazenamento e 500 GB para paridade.

A partir daí, se em uma tarefa de verificação o sistema constatar, por exemplo, que o bit de paridade de um bloco é '1', mas ali há uma quantidade par de bits, percebe que há um erro. Se houver apenas um bit com problema e se o sistema conseguir identificá-lo, conseguirá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com