TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos básicos de fundição

Relatório de pesquisa: Tipos básicos de fundição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.381 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

5 RESUMO

O processo de fabricação de peças através da fundição é muito importante por ser um dos processos mais antigos, e também porque é um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que pode produzir por esse processo. O processo de fabricação de peças metálicas ou não metálicas que consiste essencialmente em preencher com o material líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. O processo de fundição aplica-se a vários tipos de matérias tais como aços, ferros fundidos, alumínio, cobre, zinco e sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. Porém existem também desvantagens. Os aços fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tensões residuais, microporosidade, e variações de tamanho de grão. Tais fatores resultam em menor resistência e ductilidade, quando comparados aos aços obtidos por outros processos de fabricação. Portanto, este trabalho acadêmico visa apresentar de forma sistêmica o que é e como é processada a fundição nas indústrias que utilizam este processo em sua manufatura.

Palavras-Chave: Processo, Fabricação, Peças, Fundição, Molde, Materiais, Aços.

The process of making parts by foundry is very important because it is one of the most primitive, and because it is one of the most versatile, especially when considering the different shapes and sizes of parts that can be produced by this process. The manufacturing process of metal or non-metal which is essentially fill with liquid material to a mold cavity shaped and measures corresponding to the part being manufactured. The casting process is applicable to various types of materials such as steel, cast iron, aluminum, copper, zinc and its main advantage is to achieve a cost effective manner, parts of complex geometry. But there are also disadvantages. The steel castings, for example, may have high residual stresses, microporosity, and variations in grain size. These factors result in lower strength and ductility, when compared to steels obtained by other manufacturing processes. Therefore, this academic work is to present a systematic way what it is and how it is processed in the foundry industries that use this process in its manufacture.

Key Words: Process, Manufacturing, Parts, Foundry, Molding, Materials, Steels.

7 1. INTRODUÇÃO

A proposta de um sistema contínuo de fundição, desenvolvido na Europa após

Estão descritos neste trabalho acadêmico os principais tipos de fundição, o que

processo e os materiais mais utilizados

A origem da siderurgia deu-se com a invenção das primeiras armas e implementos agrícolas. Talvez, o primeiro metal que tenham surgido, quando pedras de minério de ferro que circundavam fogueiras para aquecer as cavernas do período Neolítico, foram reduzidas pelo calor e em contato com a madeira carbonizada. Muito provavelmente o homem primitivo usou, para seus artefatos. O Processo de fundição evoluiu ao longo do tempo, sua importância é fundamental para o crescimento tecnológico desde os primórdios da humanidade. Seu aperfeiçoamento é contínuo, partindo desde pequenas peças fundidas artesanalmente às técnicas de siderurgia. Fatores como velocidade de consumo, sofisticação de maquinário com exigência de partes mais precisas, demandaram novas tecnologias para a fabricação de peças de ferro fundido. a segunda guerra respondeu muitas dessas demandas, possibilitando essencialmente uma produção rápida e de qualidade. Neste processo, atualmente muito difundido nos paises desenvolvidos, é possível obter perfis e tubos de vários formatos, com propriedades uniformes e sem os defeitos inerentes à fundição convencional (areia). No Brasil o processo foi introduzido em 1935. é fundição, quais suas vantagens e desvantagens, classificações dos processos, etapas do

É o processo de fabricação de peças metálicas que consiste essencialmente em

A palavra fundição é usada para o processo enquanto o produto denomina-se

2. FUNDIÇÃO preencher com metal líquido a cavidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser fabricada. A fundição é um processo de fabricação inicial, porque permite a obtenção de peças com formas praticamente definitivas, com mínimas limitações de tamanho, formato e complexidade, e também é o processo pelo qual se fabricam os lingotes. É a partir do lingote que se realizam os processos de conformação mecânica para a obtenção de chapas, placas e perfis. fundido. O processo é a manufatura de objetos metálicos (fundidos) fundindo o metal,

Sempre que se fala em fundição, as pessoas logo pensam em ferro. Mas esse

A indústria de fundição é muito difundida e encontra–se entre as maiores do

vertendo este no molde (caixa de areia), e permitindo que o metal fundido se solidifique como um fundido cuja forma é uma reprodução da cavidade do molde (caixa de areia). Este processo é realizado em fundições, que podem ser de materiais ferrosos e nãoferrosos. processo não se restringe só ao ferro. Ele pode ser empregado com os mais variados tipos de ligas metálicas, desde que elas representam as propriedades adequadas a esse processo, como por exemplo, temperatura de fusão e fluidez. mundo porque possibilita a produção peças complicadas. Exemplos: acessórios de tubulação, peças de um forno, bloco do motor de automóveis e aviões, pistões, anéis dos pistões, bases de máquina ferramenta, rodas, e eixos de manivela.

Foto 1: Preenchendo com metal líquido a cavidade de um molde - Fonte: Istivan, 2002

2.1 Vantagens da fundição

Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa. As fundições podem ser de materiais ferrosos ou não-ferrosos. Produção de peças de paredes mais finas e tolerâncias dimensionais mais estreitas. Produz peças quase que acabadas. Utilização da mesma matriz para milhares de peças, sem variações significativas nas dimensões das peças produzidas. A foto 2 mostra um bloco de motor. Esta peça possui um formato complexo, propício para confecção através de processo de fundição.

Foto 2: Bloco forjado de um motor 6 Cilindros em “V” – Fonte: Leoni, 2006

2.2 Desvantagens da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com