TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Dispositivos de Armazenamento Óptico

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de Dispositivos de Armazenamento Óptico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 9

O que são Dispositivos de Armazenamento?

Dispositivos de armazenamento são dispositivos capazes de armazenar dados virtualmente. Os dispositivos podem guardar informação, processa-la, ou pode guardar e processar essa informação.

Tipos de Dispositivos de Armazenamento Óptico

Há dois tipos de dispositivos de armazenamento óptico: Compact Disc (CD) e Digital Versatile Disc (DVD).

O CD, mais conhecido como CD-ROM (Compact Disc-Read Only Memory), geralmente é utilizado para guardar dados para transportar de um computador para outro, ou para guardar dados num “sítio” seguro quando esses mesmos dados vão ser apagados dados do computador. Os CD’s mais comuns armazenam algo como 700MB ou então 80min. Podia-se gravar todo o tipo de multimédia, tanto estática como dinâmica, mas dentro da dinâmica, não se conseguia fazer reproduzir vídeo, algo que viria a mudar com o aparecimento do DVD.

Existe também o CD-R (Compact Disc-Recordable) e o CD-RW (Compact Disc-ReWritable). O CD-R foi inventado mais cedo que o CD-RW e a grande diferença entre eles é que o CD-RW pode ser gravado várias vezes, enquanto que o CD-R apenas pode ser gravado uma vez.

O DVD, também conhecido como DVD-ROM (Digital Versatile Disc-Read Only Memory), possui maior capacidade de armazenamento de dados que os CD’s. Por outras palavras, tem mais espaço. É um disco óptico, que tal como os CD’s, tem a mesma dimensão, mas permite armazenar bastante mais que um CD normal. Outra diferença entre eles é que o DVD consegue reproduzir vídeo, enquanto que o CD não. A razão para isto acontecer é que a distância entre as linhas de um CD é maior que as de um DVD. Dentro do DVD, temos os mesmos dois tipos que no CD. Ou seja:

* DVD-R: Apenas permite uma gravação e é lido pela maioria dos leitores de CD/DVD;

* DVD+R: Tal como o DVD-R, apenas permite uma gravação, é lido pela maioria dos leitores de CD/DVD, mas tem a vantagem de ser lido mais rápido em relação ao DVD-R ;

* DVD+R DL (Dual-Layer): Tem características semelhantes ao DVD+R com a vantagem da gravação de dupla camada, aumentando assim a capacidade de armazenamento;

* DVD-RW: Permite regravar cerca de 1000 vezes;

* DVD+RW: Também permite regravar cerca de 1000 vezes, mas tem vários aperfeiçoamentos. É mais compatível com DVD Players (Leitores de DVD’S), a possibilidade de editar o conteúdo do DVD sem precisar de se apagar o que já lá estava e a existência um sistema de controlo de erros na gravação;

* DVD+RW DL: Exatamente o mesmo que o DVD+RW, mas com duas camadas de gravação, o que duplica a sua capacidade de armazenamento;

* DVD-RAM: Este tipo de DVD permite regravar mais de cem mil vezes e a sua leitura é semelhante a um Disco Rígido. A sua gravação e leitura são feitas numa série de círculos com o mesmo centro. Ao contrário do que acontece nos DVD’s, a gravação aqui é aleatória. Permite editar o DVD, ou seja, mudar o conteúdo, sem ter que apagar o que já lá estava. É pouco compatível e apenas tem uma camada de gravação.

Como funcionam os dispositivos de armazenamento óptico?

Os discos ópticos não graváveis, são compostos por quatro camadas:

*Uma contém o rótulo, que pode ser de papel ou plastificada;

*Uma camada constituída por plásticos e tem uma função meramente protetora;

*Uma camada refletora, a sua superfície contem a informação em altos e baixos relevos (bites);

*Uma camada de policarbonato.

Os discos graváveis ou regraváveis são compostos por seis camadas que contêm:

*O rótulo;

*Um plástico protetor;

*Uma superfície refletora plana;

*Uma substância dielétrica para dissipar o calor do laser durante a gravação;

*Uma zona gravável ou regravável;

*Policarbonato.

Durante a leitura destes dispositivos é disparado um raio perpendicularmente ao disco. Este raio é refletido e volta para o leitor. As variações em alto e baixo relevo ou pontos transparentes ou opacos provocam variações na leitura, criando uma sequência de 0 e1 que representa o sinal digital.

Dispositivos de armazenamento magnético

Os dispositivos de armazenamento por meio magnético são os mais antigos e mais amplamente utilizados atualmente, por permitir uma grande densidade de informação, ou seja, armazenar grande quantidade de dados em um pequeno espaço físico.

A leitura e gravação das informações num dispositivo de armazenamento por meio magnético se dá pela manipulação de dipolos magnéticos presentes na superfície da mídia magnética. Para a gravação, a cabeça de leitura e gravação do dispositivo gera um campo magnético que magnetiza os dipolos magnéticos, representando assim dígitos binários (bits) de acordo com a polaridade utilizada. Para a leitura, um campo magnético é gerado pela cabeça de leitura e gravação e, quando em contato com os dipolos magnéticos da mídia verifica se esta atrai ou repele o campo magnético, sabendo assim se o polo encontrado na molécula é positivo ou negativo.

Exemplos: Discos Rígidos, Disquetes, ...

Problemas com discos magnéticos

Dispositivos de armazenamento magnético não são sem inconvenientes. A tecnologia de gerenciamento de campos magnéticos em grande proximidade aos limites entre si a quantidade de dados que podem armazenar. As unidades magnéticas crescem que pode demorar mais para a unidade para partes de acesso de dados. Isso ocorre porque a unidade só pode mover tão rapidamente como ele localiza dados dentro de um meio de armazenamento cada vez maiores.

Fitas Magnéticas

São tiras plásticas continuas com uma das faces cobertas por material magnético. Principais características das fitas magnéticas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com