TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Nivelamento

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de Nivelamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 6

NIVELAMENTO:

Chama-se genericamente de NIVELAMENTO, as operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhem-se dados com o objetivo de se determinar à diferença de nível de pontos da superfície em relação a outros.

Tipos de Nivelamento:

1. GEOMÉTRICO: é o mais exato dos nivelamentos realizado através de visadas horizontais com um instrumento chamado Nível.

2. TRIGONOMÉTRICO: realizado através de Teodolitos com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o Geométrico, mas menos preciso.

3. BAROMÉTRICO: Baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão. Há necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica. Dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Utilizam-se aneroides para a determinação da pressão atmosférica no campo.

Este nivelamento os dados são obtidos através de um instrumento de visadas horizontais que são asseguradas por um nível de bolhar de ar. Dessa maneira o nivelamento consiste em criar um plano horizontal e a partir dai determinar as intersecções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida se obtêm a distancia vertical destes ao plano de referencia. Dessa forma, esse método é chamado também de nivelamento direto porque tais resultados são obtidos apenas com a leitura da mira, esta por sua vez deve ser mantida sempre na vertical e em casos de maiores precisão coloca-se um nível esférico na mira.

O nivelamento geométrico pode ser classificado em dois tipos:

Simples: em que é utilizado quando não há mudança da estação, estacionando-se num ponto de preferencia e que seja equidistante, evitando dessa maneira o erro de curvatura e refração da terra, e que ela seja os desníveis do terreno e sua extensão dos pontos a nivelar, o qual foi usado no nosso trabalho.

Composto: é necessário estacionar o aparelho em mais de uma posição, assim, decompõe-se o trecho em trechos menores e é realizado sucessões de nivelamento simples.

DEFINIÇÃO DO NIVELAMENTO SIMPLES

Nivelamento Geométrico Simples é aquele em que de uma única estação do nível é possível visar a mira colocada sucessivamente em todos os pontos do terreno a nivelar.

Assim, considerando-se a fig. 1.1, desejando-se determinar a diferença de nível entre os pontos A e B, instala-se o nível, em uma posição qualquer do terreno, preferencialmente equidistante dos pontos a nivelar. Determina-se a leitura da mira em A e B. A diferença de nível entre A e B será calculada pela diferença entre as leituras processadas nos pontos A e B.

No nivelamento geométrico, o perfil do terreno a ser estudado é piqueteado de 10 em 10 metros, conforme a natureza do trabalho. Em seguida, o nível é estacionado em um ponto conveniente, sobre a linha a nivelar ou fora dela. Desta única posição do instrumento são determinadas as leituras na mira colocada, primeiramente num ponto de cota conhecida e, depois, sucessivamente, nos demais pontos.

A visada na primeira estaca, geralmente de cota conhecida, é por convenção chamada de “visada de ré”. Todas as visadas a partir da visada de ré são chamadas “visadas de vante”.

Desta forma, para cada estação de nivelamento, tem-se uma visada de ré e uma ou mais visadas de vante.

Para o cálculo das cotas dos pontos nivelados é necessário ainda, realizar a medição da altura do instrumento, ou seja, a altura do eixo ótico acima do plano de referência. Para determinar a altura do instrumento, faz-se uma leitura inicial num ponto de cota conhecida.

Para que as leituras do levantamento tenham significado, é necessário que elas sejam referenciadas a um plano, chamado referência de nível.

Figura 1.1

Quando se usa o nível médio do mar, a referência de nível é igual à zero. Quando a referência de nível é arbitrária, atribui-se um valor inicial elevado, de modo que no decorrer do levantamento não ocorram cotas negativas.

Portanto, duas são as regras para nivelar:

(i) a altura do instrumento (Ai) é igual à soma da visada de ré (RÉ) com a cota do ponto

(C) onde a mesma foi feita:

Ai = C + RÉ

(ii) a cota de um ponto (C), em função da altura do instrumento (Ai), é a diferença entre tal altura e a visada a vante (VANTE) lida no mesmo ponto:

C = Ai - VANTE

DEFINIÇÃO DE NIVELAMENTO GEOMETRICO COMPOSTO

Nivelamento geométrico composto consiste em uma série de nivelamentos geométricos simples, devidamente amarrados uns aos outros. Este processo é empregado quando se trata de nivelamento em terreno de desnível acentuado, em que a determinação da diferença de nível total exige mais de uma estação do aparelho.

Desejando-se determinar a diferença de nível de A para B e, tratando-se de terreno acidentado, por melhor que seja posicionado o aparelho no terreno, não se consegue visar simultaneamente, os pontos considerados, pois a diferença de nível entre os pontos A e B é superior à altura da mira, conforme mostra a fig. 1.2.

Figura 1.2

Assim, com o nível na estação 1, visa-se a mira colocada no ponto A, que representará a leitura de ré. Em seguida faz-se a leitura de vante no ponto M; como esta será a última visada de vante com o nível na estação 1, será chamada de “vante de mudança”. Muda-se depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com