TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de disjuntores

Artigo: Tipos de disjuntores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 2

Disjuntores: Definição 1

Site: www.eletrica.ufpr.br/~jean/Eletrotecnica/Material.../Aula_protecao.ppt

Tema: Sistemas e Dispositivos de Segurança para Instalações Elétricas

Disjuntores: Definição 2

Site: http://www.eletronicacentral.com/dicas_uteis/01/

O que é disjuntor?

É um dispositivo que tem como objetivo proteger a instalação elétrica de sobrecorrentes, e também ligar e desligar os circuitos.

As sobrecorrentes podem ser divididas em: sobrecarga e curto circuito.

Sobrecarga: É uma corrente elétrica maior que a suportável pelos fios e cabos; causada pela ligação de vários aparelhos ao mesmo tempo. Provoca aquecimento elevado, danificando a isolação dos fios.

Curto-circuito: É uma corrente elétrica que atinge valores altíssimos, muito superiores ao suportável pelos fios e cabos. É causada pela união de dois ou mais potenciais (ex: fase-neutro/fase-fase), criando um caminho sem resistência. Provoca aquecimento elevado, danificando a isolação dos fios.

A correta especificação do disjuntor e dos fios e cabos é de fundamental importância para evitar o efeito das sobrecorrentes.

Disjuntores: Conceito 1

Site: http://www.infoescola.com/eletricidade/disjuntor/

Disjuntor

Por Leopoldo Toffoli

Tweetar

disjuntor que suporta uma corrente de até 10A.

Os disjuntores têm o mesmo papel dos fusíveis. Ele é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra.

Para reativar o disjuntor, basta que ligue a chave (dispositivo de manobra) novamente, enquanto que nos fusíveis queimados precisamos trocá-los por novos, podendo até tomar choque, quanto que isto não ocorre quando religamos o disjuntor.

Existem vários tipos de disjuntores, o mais conhecido é o termomagnético que possui três funções:

*manobra: abertura e fechamento do circuito;

*proteção contra sobrecargas: quando a corrente elétrica acima do previsto para o disjuntor permanece por um determinado período, ativa um dispositivo do disjuntor que é sensível ao calor e provoca a abertura dele.

*proteção contra curto-circuito: que através de um dispositivo magnético desativa o disjuntor, quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.

Este disjuntor é muito utilizado em casas, pois quando ocorre uma sobrecarga ou um curto-circuito ele desliga, fazendo assim com que não ocorram danos nos eletrodomésticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com