TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de fonte de alimentação ajustável

Artigo: Tipos de fonte de alimentação ajustável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  330 Visualizações

Uma fonte de alimentação regulada é um circuito eletrônico projetado para proporcionar uma tensão contínua pré-determinada VOreg independente da corrente de saída IL, da temperatura ou de quaisquer variações na tensão da rede CA de alimentação de entrada

[Millman].

Vários tipos de fonte de alimentação regulada estão disponíveis, dentre as quais podem ser destacadas:

- Fontes de alimentação lineares

- Fontes de alimentação chaveadas

- Fontes de alimentação ressonantes

O resistor Rs deverá garantir a polarização do diodo zener Dz, por sua vez responsável pela tensão de referência, Vz.

O transistor Q2, conectado na configuração seguidor de emissor, providencia que a tensão no seu emissor ( VOreg ) esteja 0.7 volts ( valor correspondente à tensão VBE ativo ) acima da tensão fornecida à sua base. Observe que toda a corrente disponível na saída deverá fluir pelo transistor Q2.

O divisor de tensão R1-R2 amostra a tensão de saída VOreg, fornecendo a tensão de realimentação VF à base do transistor Q1. O transistor Q1, operando na região ativa, estará comparando as tensões VF e VZ , comportando-se da seguinte forma:

Se Vo tende a aumentar, VF aumenta e em consequência, aumenta a tensão na base do transistor Q1. Desta forma, a corrente de coletor do transistor Q1 aumenta, reduzindo a sua tensão de coletor a emissor ( VCE ) e consequentemente, a tensão na base de Q2.

Novamente, a tensão de emissor de Q2 - seguindo a tensão de base - será reduzida, compensando o aumento inicialmente suposto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com