TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de incêndio

Artigo: Tipos de incêndio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

O calor desprendido pelo combustível que se queima poderá levar outros combustíveis a ficarem aquecidos até que atinjam seus pontos de fulgor, combustão e ignição. Assim, podem nascer grandes incêndios, a partir de combustível que atinja seu ponto de combustão. kjmaskjajisjasiisjjasijasiasaskoaskokoa

Chamamos de incêndio quando o fogo foge ao controle do homem, tornando-se devastador.

“A transmissão de calor entre materiais pode ocorrer de duas formas distintas. Por condução e por convenção. Embora ajam conjuntamente as propagações são iniciadas pela predominância de uma delas. O incêndio e a sua duração estão relacionados à quantidade de combustível disponível, é importante entender a mecânica do calor” (REVISTA TÉCHNE, 2004).

3.4 CLASSES DE INCÊNDIO

Os tipos de fogo são enquadrados em classes, afim de adequar o agente extintor ao tipo de fogo (CAMILLO JR., 2008; SEITO et al, 2008) sendo elas:

• Classe A: São incêndios que envolvem combustíveis sólidos comuns (geralmente de natureza orgânica), e ainda, tem como características queimar em razão do seu volume (queimam em superfície e profundidade) e deixar resíduos fibrosos (cinzas).os envolvendo líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. É caracterizado por não deixar resíduos e queimar apenas na superfície exposta (queimam só em superfície).

• Classe C: Qualquer incêndio envolvendo combustíveis energizados. Alguns combustíveis energizados (aqueles que não possuem algum tipo de armazenador de energia) podem se tornar classe A ou B, se for desligado da rede elétrica.

• Classe D: Incêndios resultantes da combustão de metais pirofóricos, são ainda caracterizados pela queima em altas temperaturas e reagirem com alguns agentes extintores (principalmente a água).

3.5 PROPORÇÕES DE INCÊNDIO

De acordo com o manual (BRASIL, Corpo de Bombeiros, 1996) podemos qualificar a proporção de um incêndio de acordo com as seguintes características:

• Incêndio Incipiente (ou princípio de incêndio): Evento de mínimas proporções e para o qual é suficiente a utilização de um ou mais aparelhos extintores portáteis.

• Pequeno Incêndio: Evento cujas proporções exigem emprego de pessoal e material especializado, sendo extinto com facilidade e sem apresentar perigo iminente de propagação.

• Médio Incêndio: Evento em que a área atingida e a sua intensidade exige a utilização de meios e materiais equivalentes a um socorro básico de incêndio, apresentando perigo iminente de propagação.

• Grande Incêndio: Evento cujas proporções apresentam uma propagação crescente, necessitando do emprego efetivo de mais de um socorro básico para a sua extinção.

• Extraordinário: Incêndio oriundo de abalos sísmicos, vulcões, bombardeios e similares, abrangendo quarteirões. Necessitando para a sua extinção do emprego de vários socorros de bombeiro, mais apoio do Sistema de Defesa Civil.

3.6 PREVENÇÃO DE INCÊNDIO

Hoje em dia é muito comum proprietários comprarem seus imóveis em edifícios e conjuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com