TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de medidas de propriedade física

Trabalho acadêmico: Tipos de medidas de propriedade física. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

UMC – UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES 1- INTRODUÇÃO

Uma grandeza ou quantidade é o conceito que descreve qualitativa quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo da natureza. Sendo que grandeza é tudo aquilo em que envolve medidas. Obter medidas das grandezas tornou-se muito essencial , por estar presente no dia-a- dia de qualquer pessoa. Para executar alguns trabalhos é necessário que essas medidas sejam feitas com muita precisão, como por exemplo executar um projeto de um edifício, ou mesmo de uma peça.

Com isso, foram criados os instrumentos de medição (exemplos deles são: régua, paquímetro, micrometro, balança, etc. ), onde estes dão a precisão necessária para a execução de inúmeras atividades tanto profissionais quanto cotidianas que requerem atenção.

Hoje em dia com a Tecnologia avançada exige instrumentos muito sofisticados e precisos, para obter as medidas corretas. Porém não deve-se confiar totalmente nos resultados desses instrumentos, pois existem erros cotidianos, incerteza reportada no próprio certificado de calibração do instrumento, e ainda a incerteza de medição do processo de medição.

Em Física, a idéia de medida está subjacente a tudo. É através de experiências que se pode obter valores quantitativos consistentes para certas propriedades da matéria, sejam elas as estranhas propriedades das chamadas partículas elementares, os constituintes últimos da matéria, sejam elas as grandezas que nos permitem entender um pouco as galáxias e outros objetos estelares. No dia a dia, medimos grandezas normais, aquelas que estão dentro de nossos conceitos antropomórficos de descrição da natureza. Mas a natureza não é só o que vemos ao nosso redor. Quando estudamos o microcosmo, há outras propriedades da natureza que não têm correspondência na nossa vida do dia a dia. Quando nos afastamos de nosso sistema planetário e estudamos a nossa galáxia ou outras estrelas, também são encontrados estranhos mundos onde não valem as grandezas com as quais estamos acostumados. Para descrever essas novas propriedades, são atribuídos nomes a elas e são feitas medidas sistemáticas.

Todas as medidas de uma propriedade física estão afetadas por uma incerteza, chamada em geral erro, desvio ou imprecisão da medida. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas (ou calculadas). Portanto, o número que representa a medida de uma propriedade física não pode ter uma quantidade qualquer de algarismos, ele deve conter apenas algarismos que representem realmente a precisão com que a medida foi feita, ou seja, todos os algarismos devem ter um significado. Introduzimos assim o conceito de algarismos significativos, procurando indicar que nem todos os algarismos que aparecem na representação de uma medida ou no resultado de uma operação matemática tem significado para os físicos.

MOGI DAS CRUZES – ABRIL/2009 3

UMC – UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES 1.1- TIPOS DE MEDIDAS

A medida direta de um grandeza é o resultado da leitura de sua magnitude mediante o uso de um instrumento de medida como, por exemplo, a medida de um comprimento com uma régua graduada, a de uma corrente elétrica com um amperímetro, a de uma massa com uma balança ou de um intervalo de tempo com um cronômetro.

v = Δx

Uma medida indireta é a que resulta da aplicação de uma relação matemática que vincula a grandeza a ser medida com outras diretamente mensuráveis. Como por exemplo, a medida da velocidade média v de um carro pode ser obtida através da medida da distância percorrida Δx e o intervalo de tempo Δt ; sendo : Δt.

1.2 –RÉGUA GRADUADA

A régua graduada, o metro articulado e a trena são os mais simples entre os instrumentos de medida linear. A régua apresenta-se, normalmente, em forma de lâmina de aço-carbono ou de aço inoxidável. Nessa lâmina estão gravadas as medidas em centímetro (cm) e milímetro (m), conforme o sistema métrico, ou em polegada e suas frações, conforme o sistema inglês.

Utiliza-se a régua graduada nas medições com “erro admissível” superior ‡ menor graduação. Normalmente, essa graduação equivale a 0,5 m ou ".

As réguas graduadas apresentam-se nas dimensões de 150, 200, 250, 300, 500, 600, 1000, 1500, 2000 e 3000 m. As mais usadas na oficina s„o as de 150 m (6") e 300 m (12").

MOGI DAS CRUZES – ABRIL/2009 4

Tipos e usos Régua de encosto interno: Destinada a medições que apresentem faces internas de referência.

Régua sem encosto: Nesse caso, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência.

Régua com encosto: Destinada-se à medição de comprimento a partir de uma face externa, a qual é utilizada como encosto.

Régua de profundidade: Utilizada nas medições de canais ou rebaixos internos.

Régua de dois encostos: Dotada de duas escalas: uma com referência interna e outra com referência externa, utilizada principalmente pelos ferreiros.

MOGI DAS CRUZES – ABRIL/2009 5

Régua rígida de aço-carbono com seção retangular: Utilizada para medição de deslocamentos em máquinas-ferramenta, controle de dimensões lineares, traçagem etc.

Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com