TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCRETO. TIPOS DE CONCRETO. ESPECIFICAÇÕES E PROPRIEDADES DO CONCRETO. DOSAGEM DO CONCRETO (AGNELLI, N)

Por:   •  18/8/2015  •  Artigo  •  3.844 Palavras (16 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 16

Engenharia Civil – UNIP - Materiais de Construção Civil

Profs. Agnelli/Marisa.

AULA 1

CONCRETO.  TIPOS DE CONCRETO.  ESPECIFICAÇÕES E PROPRIEDADES DO CONCRETO.  DOSAGEM DO CONCRETO

(AGNELLI, N)

CONCRETO

O concreto simples utiliza pedra, areia, cimento e água. Ao adicionarmos o aço, teremos o concreto armado. A pedra é denominada de brita, e, normalmente utilizamos duas granulometrias: brita 1 e brita 2. A areia que entra na composição do concreto é a areia grossa. A água deve ser límpida, com características de potabilidade.

Pedra

Apresenta elevada durabilidade e grande resistência à compressão. A pedra usada no concreto é produto do britamento (quebra) da rocha basáltica ou granítica. Ela deve ser isenta de pó. É chamada de agregado graúdo. A pedra é responsável pela durabilidade do concreto e influi favoravelmente no custo do concreto.

Areia

Deve ser areia grossa, isenta de material pulverulento (pó) e de argila. É chamada de agregado miúdo. A areia, junto com o cimento e água forma a argamassa que deverá preencher os vazios formados entre as duas britas utilizadas, de tal modo que se tenha um concreto denso, com o menor número possível de vazios. Os vazios diminuem a resistência do concreto.

Cimento

É um material industrial, pulverulento, que depois de molhado, começa a ganhar resistência e age como se fosse uma cola. É conhecido também por aglomerante hidráulico, diferentemente da cal, que é um aglomerante aéreo (A cal endurece em presença do CO2).

Lançamento do concreto e cura

Depois de lançado o concreto na fôrma, ele ainda ficará plástico por minutos. Depois de algumas horas ele ganhará uma resistência que vai aumentando com o passar dos dias, atingindo sua resistência quase que total por volta do 28º dia após a sua confecção. Tão logo o concreto seja lançado na fôrma devemos fazer a sua acomodação, utilizando uma barra de aço para socar o concreto na fôrma (processo manual) ou utilizar um vibrador mecânico, chamado vibrador de agulha, que é um mangote com ponta metálica. Essa acomodação do concreto dentro da fôrma chama-se de adensamento do concreto. Durante o adensamento, as bolhas de ar existentes entre as partículas dos componentes do concreto acabam sendo expulsas, diminuindo assim, os vazios, tornando o concreto mais denso e, por conseguinte, mais resistente.

A partir do dia seguinte da concretagem, devemos umedecer as peças de concreto diariamente, para evitar que falte água no processo de hidratação do cimento. Se faltar água, o cimento deixa de se hidratar e, consequentemente resultará um concreto fraco.

[pic 1]

Vibrador de concreto usado para adensar o concreto dentro da fôrma.

[pic 2]

Lançamento de um concreto bastante fluído, o que facilita o adensamento na fôrma.

Resistência do concreto

A resistência do concreto depende de vários fatores, e principalmente:

  • Do tipo do cimento usado;
  • Das características de resistência do cimento usado;
  • Da qualidade da areia e da pedra;
  • Do traço adotado entre os componentes;
  • Da relação água/cimento;
  • Da qualidade da água;
  • Do processo de mistura;
  • Do tempo empregado entre o momento em que se coloca a água de mistura e o adensamento do concreto na fôrma;
  • E do processo de cura.

Normalmente o concreto costuma ter as seguintes resistências à compressão:

  • 150 kgf / cm² (15 MPa), que só pode ser usado em fundações;
  • 200 kgf / cm² (20 MPa), que é a resistência mínima estrutural do concreto, de acordo com a norma NBR 6118 de 2003, da ABNT. Nota: NBR – Norma Brasileira Regulamentada e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
  • 500 kgf / cm² (50 MPa) ou mais, para concretos chamados CAD – Concreto de Alto Desempenho. Recentemente foram concretados pilares com 125 MPa, ou seja 1.250 kgf / cm², em uma obra no Brasil, na Vila Olímpia, em São Paulo, capital. Esta marca alcançada é recorde mundial (leia na internet texto complementar, sobre esse assunto).

A resistência do concreto é  especificada por fck – resistência característica do concreto, obtida estatisticamente, mediante a ruptura de vários corpos-de-prova. Do inglês: compressive “force” em k dias. Por exemplo; fc28 – resistência característica do concreto, à compressão, em 28 dias.

O concreto utilizado em estruturas é caracterizado por sua resistência, o fck. Essa resistência é medida através do rompimento de corpos-de-prova, e significa que ao dizermos que um concreto tem um determinado fck, a probabilidade de se obter uma resistência menor do que a indicada é apenas de 5%. É bom ressaltar que o fck, que é a resistência do concreto, é medida por uma unidade de tensão, ou seja, uma carga (força) por uma unidade de área. Essa medida pode ser dada em MPa ou Kgf/cm2. Podemos dizer, por exemplo, que um concreto tem fck igual a 18 MPa. Isto significa dizer que a resistência (fck) do concreto é igual a 18MPa ou ainda 180 kgf/cm2.

[pic 3]

A resistência do concreto é determinada mediante a ruptura de corpo-de-prova. A ruptura é feita à compressão em um equipamento chamado “prensa” 

[pic 4][pic 5]

Corpo-de-prova de concreto, com altura de 30 cm e diâmetro de 15 cm. Pode ser também com 20 cm de altura e 10 cm de diâmetro

Traço do concreto

É a forma de indicar a composição do concreto.

A indicação dos componentes do concreto pode ser em massa, volume ou, cimento em massa e os demais componentes em volume.

Ex. 1:3:5 - Esse traço indica que o concreto será dosado com uma parte de cimento, três partes de areia e cinco partes de pedra. O 1º elemento no traço indicará sempre a quantidade de cimento (representado, nesse exemplo pela unidade); o 2º elemento indicará o agregado miúdo (areia) e o 3º elemento indicará o agregado graúdo (pedra).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (380.7 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com