TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de memória

Projeto de pesquisa: Tipos de memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Memórias são dispositivos de armazenamento de dados de um sistema. Um exemplo é o uso das memórias em microcomputadores, onde armazenam informações e instruções utilizadas pelo computador.

Tipos de memórias

Existem vários tipos de memórias que foram elaboradas para guardar esses dados. Dentre estes existem as seguintes subdivisões :

ROM ( Read-Only Memory ); RAM ( Random-Access Memory );

- RAM - Random Access Memory

Memória de acesso aleatório onde são armazenados dados e informações que estiverem sendo executadas em tempo de processamento, enquanto o computador estiver ligado, pois essa memória é mantida por pulsos elétricos. Todo conteúdo pode ser acessado diretamente e é apagado ao desligar-se a máquina, por isso é chamada de volátil. Há três tipos de tecnologia de memória RAM: SRAM ( Static Random-Access Memory - RAM Estática); DRAM ( Dynamic Random-Access Memory - RAM Dinâmica); MRAM ( Magnetoresistive Random-Access Memory - RAM Magneto-resistiva)

SRAM (Static RAM) É um tipo de memória de acesso aleatório que mantém os dados armazenados desde que seja mantida sua alimentação, não precisando que as células que armazenam os bits sejam refrescadas (atualizadas de tempo em tempo), como é o caso das memórias DRAM . Memórias SRAM costumam ser utilizadas como cache;

DRAM (Dynamics RAM) É um tipo de memória RAM de acesso direto , armazena cada bit de dados num condensador. O número de elétrons armazenados no condensador determina se o bit é considerado 1 ou 0. Como vai havendo fuga de elétrons do condensador, a informação acaba por se perder, a não ser que a carga seja refrescada periodicamente. As DRAM armazenam muito mais bits, e são mais baratas e simples.

MRAM (Magneto Resistiva RAM) A MRAM vem sendo estudada há tempos, mas somente nos últimos anos é que as primeiras unidades surgiram. É uma memória até certo ponto igual à DRAM, mas que utiliza células magnéticas. Essas memórias consomem menor quantidade de energia, são mais rápidas e armazenam dados por um longo tempo, mesmo na ausência de energia elétrica.

- RAM – Módulos de Memória

O módulo de memória é um componente adicionado à placa mãe, composto de uma série de pequenos CIs chamados chip de RAM. A memória pode ser aumentada, de acordo com o tipo de equipamento. O local onde os chips de memória são instalados chama-se SLOT de memória, podendo ser conectados módulos de memória SIMM ou DIMM. São memórias que permitem acesso aleatório randômico. São Voláteis. São utilizadas para um armazenamento temporário das informações;

SIPP (Single In-Line Pins Package) É um dos primeiros tipos de módulos que foram comercializados. Possui chips com encapsulamento DIP. Normalmente, os módulos eram “soldados” na placa-mãe.

SIMM (Single In-line Memory Module) É um tipo de módulo de memória contendo RAM usada em computadores do início da década de 1980 até fins da década de 1990. Diferencia-se do DIMM, o módulo de memória predominante nos dias de hoje, pelo fato dos contatos em um SIMM serem redundantes em ambas as faces do módulo.

DIMM (Dual Inline Memory Module) É um dos tipos de memória DRAM. As memórias DIMM estão divididas em dois tipos: as SDR, SDRAM e DDR SDRAM. São classificadas também de acordo com a quantidade de vias que possuem, a SDR SDRAM que possui 168 vias e a DDR SDRAM que possui 184 vias. Ao contrário das memórias SIMM, estes módulos possuem contatos em ambos os lados do pente.

RIMM (Rambus In-Line Memory Module) Ele possui 168 vias, utilizado por memórias Rambus. E para cada módulo de memória Rambus instalado no computador precisa-se instalar um módulo “vazio”, de 184 vias, o C-RIMM (Continuity-RIMM).

- Tecnologias das Memórias

FPM: possui a primeira leitura da memória mais demorada que as outras três;

EDO: é capaz de permitir que um endereço da memória seja acessado ao mesmo tempo em que uma solicitação anterior está em andamento;

SDRAM: É sincronizada com o processador, evitando atrasos. A partir dessa tecnologia, passou-se a considerar a frequência com a qual a memória trabalha para medida de velocidade;

SDR SDRAM : Podia trabalhar com 66 MHz, 100 MHz e 133 MHz, uma operação por ciclo de pulso de clock;

DDR SDRAM: Comparada com a SDR, a DDR pode lidar com o dobro de dados em cada ciclo de clock, dobrando assim seu desempenho;

DDR2 SDRAM : Pode trabalhar com quatro operações por ciclo de clock, portanto, o dobro do padrão anterior;

DDR3 SDRAM: Podem trabalhar com oito operações por ciclo de clock;

Rambus: Trabalha com apenas 16 bits por vez, com frequência de 400 MHz e duas operações por ciclo de clock. Dentre as desvantagens estava o aquecimento elevado e maior custo. Exemplo de aplicação: console de jogos Nintendo 64. Essa tecnologia acabou perdendo espaço para as memórias DDR.

- ROM (Read Only Memory) Memória não volátil, ou seja, somente de leitura, pois a informação que vem gravada nela não pode ser apagada. Nesta vem as características do fabricante e um programa chamado BIOS, que comanda todas as operações de Entrada e Saída de dados no microcomputador. A ROM é permanente e não perde seus dados ao desligar o computador.

- BIOS (Basic Input Output System) A função do BIOS é comunicação, ele permite ao microprocessador comunicar-se com outras partes do computador tal como, o vídeo, impressora, teclado, entre outros. Contém informações que foram gravadas pelo fabricante do micro, estão permanentemente gravadas e não podem ser alteradas. Quando ligamos o micro, é o BIOS que o inicia, checando os periféricos que estão ligados a ele, como HD, teclado etc.

- Dispositivos De Armazenamento

Para que os dados não se percam, precisam ser gravados numa memória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com