TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de relacionamentos

Artigo: Tipos de relacionamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Artigo  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

Diagrama entidade relacionamento (DER) é um modelo diagramático que descreve o modelo de dados de um sistema com alto nível de abstração. Ele é a principal representação gráfica do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER). É usado para representar o modelo conceitual do negócio.

MER: Conjunto de conceitos e elementos de modelagem que o projetista de banco de dados precisa conhecer. O Modelo é de Alto Nível.

DER: Resultado do processo de modelagem executado pelo projetista de dados que conhece o MER.

Tipos de relacionamentos[editar]

A notação original proposta por Peter Chen e é composta de entidades (retângulos), relacionamentos (losangos), atributos (elipses) e linhas de conexão (linhas) que indicam a cardinalidade de uma entidade em um relacionamento. Os tipos de relacionamentos que são utilizadas neste diagrama:

Relacionamento 1..1 (lê-se relacionamento um para um) - indica que as tabelas têm relacionamento unívoca entre si. Você escolhe qual tabela vai receber a chave estrangeira;

Relacionamento 1..n (lê-se um para muitos) - a chave primária da tabela que tem o lado 1 vai para a tabela do lado N. No lado N ela é chamada de chave estrangeira;

Relacionamento n..m (lê-se muitos para muitos) - quando tabelas têm entre si relacionamento n..m, é necessário criar uma nova tabela com as chaves primárias das tabelas envolvidas, ficando assim uma chave composta, ou seja, formada por diversos campos-chave de outras tabelas. A relacionamento então se reduz para uma relacionamento 1..n, sendo que o lado n ficará com a nova tabela criada.

Ver também[editar]

MER - Modelo de Entidades e Relacionamentos

Modelo Relacional

Modelagem de dados

Administração de dados

UML

IDEF1X

Ferramenta CASE

DBDesigner

Matriz CRUD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com