TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Pesquisas Acadêmicas: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio, o significado de topografia é: Arte de representar num plano as formas de um terreno com os acidentes naturais ou artificiais que contém.

“A palavra Topografia é de origem grega e deriva das palavras Topos (lugar) e Graphen (descrever), que adquiriu o significado de Descrição exata e minuciosa de um lugar”. (DOMINGUES, 1979).

Assim pode-se dizer que a Topografia é a ciência que trata do estudo da representação detalhada de uma porção da superfície terrestre. Desde os primórdios da humanidade o homem tratou de demarcar sua posição e seu domínio. Sem saber, ele já aplicava a Topografia. Os babilônicos, os egípcios, os gregos, os chineses, os árabes e os romanos foram os povos que nos legaram instrumentos e processos que, embora rudimentares, serviram para descrever, delimitar e avaliar propriedades tanto urbanas como rurais, com finalidades cadastrais.

Hoje em dia a tecnologia trouxe aparelhos modernos e altamente sofisticados, permitindo obter uma descrição do modelado terrestre com precisão exigida para projetos de grande complexidade assim como para a locação final desses projetos no terreno.

A Topografia é imprescindível para qualquer obra de engenharia realizada por um engenheiro ou arquiteto, pois a obra se desenvolve em função do terreno no qual se assenta.

A base de toda obra de engenharia e projeto bem como qualquer atividade do engenheiro é a Topografia, pois uma vez que são processados os dados topográficos, são gerados desenhos representativos da superfície do terreno aos quais se dá o nome de plantas topográficas, que são de grande importância já que não podem apresentar margem de dúvidas, caso contrário seria necessário fazer um novo levantamento topográfico.

A Topografia possui diversas aplicações na engenharia civil, algumas delas são: projetos e execução de estradas, portos e viadutos, locação de obras, monitoramento de estruturas, construção de pontes, planejamento urbano, irrigação, drenagem, trabalhos de terraplenagem, entre outros.

A disciplina de topografia é fundamental na formação técnica de muitos cursos dentre eles a engenharia, ela é subdividida em duas partes: Topografia I e Topografia II.

Topografia I baseia-se no estudo de conceitos topográficos inicias e no estudo do levantamento topográfico planimétrico, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional) como pode ser observado na figura 01.

O levantamento planimétrico é uma área da Topografia onde se faz todo o cadastro do local, como cercas, edificações, muros, bocas-de-lobo, postes, sem interesse em cotas ou altitudes, apenas com a finalidade de descobrir e apresentar perímetros tanto externos quanto internos, e as áreas do que quer que seja solicitado o trabalho, podendo ser a área de um lago, campo, rio, casa, lote, fazenda, etc.

Como na planimetria é estudado e estabelecido os procedimentos e métodos de medida de distância e ângulos no plano horizontal, são estabelecidos alguns conceitos para a ajuda dos cálculos, como o conceito de azimute, que é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento em questão, sendo medido apartir do Norte, no sentido horário, podendo variar de 0º a 360º; já o rumo é o ângulo horizontal entre a direção norte-sul e a linha, medido a partir do norte ou do sul na direao da linha, não ultraassando 90o.

As poligonais levantadas em campo possuem algumas classificações, elas podem ser abertas, que é quando o levantamento parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar, nele não é possível determinar erros de fechamento, portanto devem-se tomar todos os cuidados necessários durante o levantamento de campo para evitá-los; podem ser também quadradas, da qual parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto, sua principal vantagem é permitir a verificação de erro de fechamento angular e linear; e também podem ser enquadradas, que partem de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas, permitindo a verificação do erro de fechamento angular e linear.

A topografia II dá continuidade à disciplina introduzindo o estudo do levantamento topográfico altimétrico, compreendendo o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que, além de serem projetados sobre um plano horizontal de referência, terão sua representação em relação a um plano de referência vertical ou de nível através de suas coordenadas X, Y e Z (representação tridimensional) como pode ser observado na figura 02.

.

Também chamado de nivelamento, o levantamento altimétrico é a operação que determina as diferenças de nível ou distâncias verticais entre pontos do terreno. O nivelamento destes pontos, porém, não termina com a determinação do desnível entre eles mas, inclui também, o transporte da cota ou altitude de um ponto conhecido (Referência de Nível) para os pontos nivelados. Assim, segundo GARCIA e PIEDADE (1984): “A altitude de um ponto da superfície terrestre pode ser definida como a distância vertical deste ponto à superfície média dos mares (denominada Geóide)”.

A cota de um ponto da superfície terrestre, por sua vez, pode ser definida como a distância vertical deste ponto à uma superfície qualquer de referência (que é fictícia e que, portanto, não é o Geóide). Esta superfície de referência pode estar situada abaixo ou acima da superfície determinada pelo nível médio dos mares. Então, segundo ESPARTEL (1987): “À altitude corresponde um nível verdadeiro, que é a superfície de referência para a obtenção da diferença de nível e que coincide com a superfície média dos mares, ou seja, o Geóide”.

É conveniente ressaltar que os levantamentos planimétricos e/ou altimétricos são definidos e executados em função das especificações dos projetos. Assim, um projeto poderá exigir somente levantamentos planimétricos, ou, somente levantamentos altimétricos, ou ainda, ambos os levantamentos.

2. OBEJETIVO GERAL

Esse trabalho tem como o objetivo colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula durante o semestre na disciplina de Topografia II. Além de relembrar conceitos passados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com