TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Resenha: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  Resenha  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 8

Bastante difundida mundialmente, a sigla RTK ainda é pouco conhecida no Brasil. O posicionamento por esta técnica vem sendo aos poucos incorporado nas atividades que envolvem levantamentos cadastrais e hidrográficos, mineração, monitoramento de veículos, controle preciso de maquinário, entre outras aplicações.

RTK significa Real Time Kinematic, ou posicionamento cinemático em tempo real, e alia a tecnologia de navegação por satélites a um rádio-modem ou a um telefone GSM para obter correções instantâneas. Algumas aplicações de engenharia exigem que o processamento e fornecimento das coordenadas sejam obtidos instantaneamente, sem a necessidade de pós-processamento dos dados

Visão global

Cinemático em tempo real (RTK) posicionamento é semelhante a um levantamento de estação total radial. O RTK não necessitam de pós-processamento dos dados para obter uma solução posição. Isto permite um levantamento em tempo real, no terreno e permite que o inspetor de verificar a qualidade de medições sem ter de processar os dados.

Posicionamento RTK pode ser utilizado para o nível 3 e 4 levantamentos, como mencionado na seção 5 deste capítulo. Nível 3 levantamentos exigem que uma segunda estação base ser configurado com a finalidade de criar uma segunda linha de base.Unidades Trimble (ea maioria dos outros) permitirá que a média ou ajuste das duas ou mais linhas de base e ainda em pé no ponto. Nível 4 pesquisas aceitará a solução única linha de base radial. O inspetor também deve seguir os fabricantes métodos prescritos.

Tecnologia de levantamento em tempo real pode utilizar freqüência simples ou dupla (L1/L2) técnicas para a inicialização, mas o levantamento RTK posterior é feito usando apenas a freqüência da fase da portadora L1. Portanto, todos os levantamentos RTK estão sujeitos às limitações da freqüência L1 que é de 10 km da estação de base. A fim de manter um nível de 2 centímetros de precisão, as distâncias são geralmente muito menos do que esta, mas pode haver circunstâncias em que este alcance máximo pode ser estendido.

Planejamento

Tal como acontece com levantamento GPS estático, planejamento de missão é um passo importante na realização de um levantamento RTK. Há momentos do dia em que o número de satélites disponíveis irão variar. As posições dos satélites em vários momentos do dia são também um fator. Planejando seu trabalho em torno dessas vezes aumenta a produtividade ea qualidade dos seus resultados. A maioria, se não todos, os pacotes de software incluem um utilitário que permite prever cobertura por satélite.

O utilitário Trimble planejamento apoiado por Technology Services Division (TSD) é simplesmente chamado de "Planejamento" e oferece tabelas, gráficos e céu lotes para ajudar a determinar os melhores horários para a recepção GPS e qualidade dos dados.Número de satélites e PDOP são os indicadores mais importantes. Um almanaque recente (cerca de 12 minutos de dados de efemérides de transmissão recolhidos no último par de dias) é necessário. O inspetor pode coletar este ou baixá-lo a partir de vários sites na internet. O site da Trimble, www.trimble.com , usa uma extensão de arquivo em seus arquivos de almanaque diárias.

A seleção dos locais das estações de base também afetará o sucesso das observações RTK. Os usuários que escolherem uma pobre local estações base provavelmente vai ter problemas ao longo de toda a pesquisa. Selecione um local com boa visibilidade do céu para baixo a 10 ou 15 graus do horizonte. Esteja ciente de transmissores de alta potência, tais como microondas, estações de televisão, instalações militares, linhas de energia de alta tensão, etc

Multi-caminho pode ser causada por ondas de rádio objetos reflexivos, como árvores, edifícios, grandes letreiros, cercas da ligação chain, etc Devido às órbitas dos satélites, os obstáculos à norte da instalação da antena não são tão prejudiciais para a recepção.

Vale a pena o esforço para obter as estações rádio-base em locais ideais. Um problema na base é um problema em todos os rovers. Um problema em um rover é apenas um problema em que um rover.

Se possível, os usuários devem tomar parte na seleção de todos os pontos de controle de projetos em estágios iniciais de um projeto. Isto é para garantir que os pontos podem ser pesquisadas com GPS e bem espaçadas para o projecto de cobertura cinemática em tempo real (RTK), se o GPS é susceptível de ser utilizado. Claro, os pontos de controle de projetos primárias seleccionadas deve ser sempre GPS amigável.

Preparando o Coletor de Dados

É importante ter o recurso de biblioteca de código ou uma tabela característica carregado no coletor de dados antes de ir para o campo. A lista de pontos de controle existentes disponíveis que podem estar disponíveis também devem ser incluídos para evitar ter que digitar coordenar longo valores. Nos coletores de dados Trimble TSC e ACU o arquivo de controle pode ser simplesmente um arquivo ASCII com o formato: nome do ponto, Norte, Leste, altitude, característica e código de recurso. A extensão pode ser. Txt ou pode ser um arquivo csv..

O "trabalho" pode ser criado no escritório e exportados para o coletor de dados ou o usuário pode digitar os parâmetros do trabalho no campo. Algumas das definições envolvidas são unidades de referência, projeção, escala e fator de escala e de medição.O software de coleta de dados Trimble é chamado de "Survey Controller."

Uma pesquisa "estilo" é usado como um modelo para repetir as definições para um determinado tipo de cinética (RTK) levantamento em tempo real. O estilo contém dezenas de configurações para incluir toda a base e as configurações de rádio rover, definições do receptor, os dados e parâmetros de precisão, etc O software vem com vários estilos, mas o usuário acabará por querer criar seu próprio para acomodar a sua marca particular de rádios , ou telefones celulares. Os estilos do usuário podem ser criadas no ícone "Configuração" e será salvo na pasta de dados Trimble no disco rígido do coletor de dados.

Configurando a estação base

Defina a estação base em uma taxa de recolha e segundo a 13 graus máscara de elevação. É aconselhável a utilização de um tripé de altura fixa (geralmente 2 metros). É possível fazer todo o inquérito sem ter que fazer uma medição HI - uma vantagem considerável sobre o levantamento convencional.

Obviamente, será de pouco valor para ter os dados com base em um sistema ou datum que é inutilizável. No entanto, o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com