TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topologia De Rede

Monografias: Topologia De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios de Topologias de Rede

1. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) A principal vantagem do uso de uma topologia em barramento é a inexistência da colisão de pacotes.

( ) Na topologia em estrela, o número de enlaces cresce linearmente com o número de nós.

( ) A topologia refere-se à descrição de como estão interconectados os diferentes elementos de rede, tais como roteadores, servidores, estações e switches. Em uma rede IP, há dois tipos diferentes de topologia: a física e a lógica. A topologia física descreve o caminho que um pacote percorre entre dois pontos quaisquer na rede, ao passo que a topologia lógica define o formato dos dados a serem encaminhados.

( ) Em uma topologia de rede em estrela, cada dispositivo tem um enlace ponto a ponto dedicado e conectado apenas com o controlador central, que, em geral, é um hub.

( ) Comparada à topologia em anel, a topologia em estrela tem a vantagem de não apresentar modo único de falha.

( ) Na sua forma mais simples, a topologia em estrela apresenta a vantagem de permitir o aumento do número de enlaces linearmente com o aumento do número de nós, ao custo da introdução de um nó central concentrador.

( ) Na topologia em estrela, a presença do nó central concentrador não constitui, necessariamente, uma única possibilidade de falha para toda a rede.

( ) Na topologia em anel, todas estações se conectam em um ponto central e os dados circulam em um sentido de uma estação para outra. Cada estação inclui um dispositivo de recepção e transmissão.

( ) É correto afirmar que o protocolo Token Ring está na camada de rede quando comparado com o modelo OSI.

( ) Uma rede ponto-a-ponto é composta de nós que se comunicam exclusivamente com nós adjacentes, como no caso das redes em barramento.

2. (TRT – 2011) O fluxo de dados e bidirecional, as extremidades do cabo são terminadores do sinal, todas as estações são ligadas em paralelo ao cabo e um pedaço do circuito em curto causa a queda da rede. Tais características referem-se à topologia física de rede

a) em anel.

b) em malha.

c) em estrela.

d) em barramento.

e) híbrida.

3. (NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO – 2011) Em relação à topologia de redes, considere:

I. Numa sala de espera anuncia-se a senha de número 45. Todas as pessoas escutam, mas somente o portador desta senha dirige-se ao balcão de atendimento.

II. Numa sala de reunião, a lista de presença é passada de mão em mão. Cada um dos presentes preenche seus dados e a repassa ao vizinho, até que a lista seja preenchida por todos.

Analogamente, os casos I e II estão associados, respectivamente, às características de funcionamento das topologias

a) anel e estrela.

b) Estrela e árvore.

c) Barramento e estrela.

d) Anel e árvore.

e) Barramento e anel.

4. (MPE-GO – 2010) Acerca de topologias de rede, assinale a alternativa correta.

a) A topologia em estrela possui um concentrador como ponto central da rede. Cada nó da rede está ligado a este concentrador em uma conexão ponto-a-ponto.

b) A tecnologia em bus, considerada a mais moderna entre as topologias, surgiu há pouco tempo, substituindo a rede e árvore.

c) A topologia mesh ou semiconectada tem a disposição dos nós da rede divididos em dois grupos distintos, concentradores e distribuidores; e tal disposição dificulta a redundância da rede.

d) O termo rede em barramento classifica a topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento, sendo considerada imune a colisão.

e) Na topologia em anel, cada nó está conectado um ao outro, formando um loop em conexão full-duplex, em que circula um frame de formato pré-definido, imune a ruído e a interferências.

5. (TJ-SE – 2009) A maneira como os computadores são ligados numa rede caracterizam as topologias físicas

a) barramento, estrela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com