TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topologias De Rede

Artigo: Topologias De Rede. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 9

Topologia de redes descreve ao layout-físico do cabeamento, a estrutura que a rede é construída, e como se processa a troca de informações entre as redes. A topologia física é o arranjo espacial da rede, já a topologia lógica é como os dados são transmitidos através de uma linha de comunicação. Os pontos no meio onde as redes são conectados são chamados de nós, estes, que são relacionados com um endereço para serem reconhecidos pelas redes. A medida que as ligações físicas (geralmente cabos) são definidas o modo e o fluxo em que as informações irão ser transportadas.

Existem diversos tipos de topologias, são elas: rede em malha (mesh), rede ponto a ponto (line), rede em barramento (bus), rede em anel (ring), rede em árvore (tree), rede mista (híbridas), rede em estrela (star). Porém as topologias mais utilizadas são: redes em anel, redes em barramento e redes em estrela.

BARRAMENTO OU BUS

As redes em barramento possuem suas estações ligadas, em série à um único barramento físico de dados. Utiliza-se um cabo coaxial (que também pode ser chamado de backbone ou segmento) para cada barramento, que vai de uma ponta a outra, possibilitando assim aos nós a audição de todas as informações trocadas, em cada ponta desses cabos coaxiais. Assim as informações enviadas por um nó trafegam pelo cabo coaxial até chegar ao nó de destino.

Existe terminadores que evitam a perda de dados que foram enviados pelas estações, que estão ligadas aos cabos. Portanto quando uma estação estiver enviando um sinal, toda a rede fica ocupada.

- Os computadores são conectados em um sistema linear de cabeamento em sequência.

- Esse arranjo era usado nas primeiras gerações de redes Ethernet.

- Está sendo lentamente abandonado.

- Essa topologia é empregada pelas redes “Token Ring”, da IBM. Foi muito popular nos anos 80, mas hoje sua utilização é mais restrita.

Comunicação: Dados enviados do computador A para o computador B, são recebidos por todos, mas somente o computador B processa esses dados, os demais rejeitam. Somente um computador por vez pode transmitir dados.

A topologia em barra tem uma configuração multiponto. Existe uma variedade de mecanismos para o controle de acesso à barra, que pode ser centralizado ou descentralizado. A técnica adotada para cada acesso à rede é uma forma de multiplexação no tempo. O controle centralizado o direito de acesso é determinado por uma estação de rede. O controle descentralizado o acesso é distribuída entre os todos os nós. O desempenho de um sistema em barra é determinado pelo meio de transmissão, numero de nós conectados, controle de acesso, tipo de trafego entre outros fatores.

Vantagens:

- Uso de cabo é econômico;

- Mídia é barata e fácil de trabalhar e instalar;

- Simples e relativamente confiável;

- Fácil expansão;

Desvantagens:

- Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;

- Problemas são difíceis de isolar;

- Falha no cabo paralisa a rede inteira;

- Um vez era adicionado um novo equipamento à rede era preciso fazer um remanejamento de cabos para manter a sequência, o que nem sempre era fácil;

ANEL

As redes em anel, como já podíamos imaginar, tem o formato circular e estabelecem conexões em um caminho fechado e os dispositivos são conectados em série, características do anel popularmente conhecido. Ficando explícito que não são conectadas a um anel e sim a um distribuidor que recebe o nome de MAU - Multistation Acess Unit. Estas redes nos permite a transmissão e o recebimento de dados em qualquer direção que seja. Porém a maioria das configurações se deslocam em um sentido unidirecional, formando um círculo lógico, sem um final definido. Sendo assim mais simples aos protocolos que vão estabelecer comunicação e assegurar a correta entrega de mensagens e chegando assim ao seu destino.

Se uma mensagem é enviada através de um nó, ela tende a entrar no anel e circular até ser retirada pelo nó destino ou volta até o nó fonte, isso vem a depender do protocolo empregado.

Cada nó tem sua vez para enviar e receber informações através de um token (ficha). Somente o nó com token pode enviar informações.

Comunicação: O token, junto com quaisquer informações, é enviado do primeiro para o segundo nó, que extrai as informações endereçadas a ele e adiciona quaisquer informações que deseja enviar. Depois, o segundo nó passa o token e as informações para o terceiro nó e assim por diante, até chegar novamente no primeiro nó.

A passagem do token controla o acesso à rede, passando sequencialmente de dispositivo em dispositivo. Um dispositivo só pode enviar informação para a rede quando estiver na posse do token.

Nessa topologia cada computador age como um repetidor que recebe o sinal e amplifica-o enviando-o para a próxima estação.

Quando uma estação recebe um token vazio e não tem nada a transmitir, repassa este token para a próxima estação na rede. Se a mesma possui uma mensagem a transmitir ela marca o token como ocupado e o repassa para a próxima estação na rede, colocando sua mensagem na rede.

As estações que recebem o token ocupado repassam o mesmo, e a mensagem que o acompanha, para a estação adjacente, lendo-a se o destino da mensagem for ela própria.

Quando o token retorna à estação de origem está o marca como livre e passa o mesmo adiante, retirando a sua mensagem do anel.

A rede anel é semelhante a rede barramento pois, os anéis também têm nós ligados em série. A diferença é que a extremidade da rede volta para o primeiro nó e cria um circuito completo.

Vantagens:

- Todos os computadores acessam a rede igualmente;

- A performance não é impactada com o aumento de usuários;

Desvantagens:

- Falha de um computador pode afetar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com