TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topologia De Redes

Exames: Topologia De Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 8

Que significa o termo “topologia”

Uma rede informática é constituída por computadores ligados entre eles graças a linhas de comunicação (cabos redes, etc.) e elementos materiais (placas de rede, bem como outros equipamentos que permitem assegurar a boa circulação dos dados). O arranjo físico, isto é, a configuração espacial da rede chama-se topologia física. Distinguem-se geralmente as topologias seguintes:

topologia em bus

topologia em estrela

topologia em anel

topologia em árvore

topologia em malha

A topologia lógica, em oposição à topologia física, representa a forma como os dados transitam nas linhas de comunicação. As topologias lógicas mais correntes são aEthernet, o Token Ring e oFDDI.

Topologia em bus

Uma topologia em bus a organização mais simples de uma rede. Com efeito, numa topologia em bus todos os computadores estão ligados a uma mesma linha de transmissão através de cabo, geralmente coaxial. A palavra “bus” designa a linha física que liga as máquinas da rede.

Esta topologia tem por vantagens ser fácil de installar e funcionar facilmente. Em contrapartida, é extremamente vulnerável já que se uma das conexões for defeituosa, é o conjunto da rede que é afectado.

Topologia em estrela

Numa topologia em estrela, os computadores da rede estão ligados a um sistema material central chamado hub ou concentrador. Trata-se de uma caixa que compreende diversas junções às quais sepodem conectar os cabos provenientes dos computadores. Este tem como papel assegurar a comunicação entre as diferentes junções.

Contrariamente às redes construídas numa topologia em bus, as redes de acordo com uma topologia em estrela são muito menos vulneráveis porque pode-se facilmente retirar uma das conexões que a desligam do concentrador sem, no entanto, paralisar o resto da rede. O ponto nevrálgico desta rede é o hub, porque sem ele mais nenhuma comunicação entre os computadores da rede é possível.

Em contrapartida, uma rede de topologia em estrela é mais cara que uma rede de topologia em bus porque um material suplementar é necessário (o hub).

Topologia em anel

Numa rede que possui uma topologia em anel, os computadores são situados num anel e comunicam cada um de sua vez.

>

Na realidade, os computadores de uma rede em topologia anel não estão ligados em anel, mas ligados a um distribuidor (chamado MAU, Multistation Acess Unit) que vai gerir a comunicação entre os computadores que a ele estão ligados, fixando para cada um deles um tempo de palavra.

As duas principais topologias lógicas que utilizam esta topologia física são o Token ring (anel com ficha) e o FDDI.

Topologia de Redes de Computadores

1- Introdução à topologia de Redes de Computadores

Topologia é um termo que significa disposição física dos componentes de uma rede de computadores. A topologia tem a ver em como arede de computadores está organizada fisicamente.

A topologia física de uma rede refere-se à configuração de cabos, computadores e outros periféricos. A topologia física não deve ser confundida com a topologia lógica a qual é o método usado para passar informação entre os nós da rede de computadores.

É uma espécie de desenho mostrando como os computadores se interligam fisicamente.

Podemos dizer então que “Uma topologia define o arranjo de nós, cabos e equipamentos de conectividade que compõe uma rede de computadores”.

Duas categorias básicas formam a base da discussão sobre topologias:

Topologia física. Descreve o layout atual da mídia de transmissão da rede de computadores

Topologia lógica. Descreve o caminho lógico que um sinal segue quando ele passa ao longo dos nós de uma rede de computadores

Uma outra maneira de pensar sobre a diferença entre topologia física e a lógica é que a topologia física define a aparência da rede de computadores enquanto a topologia lógica define o caminho em que os dados passam entre os nós de uma rede de computadores.

Numa primeira olhada a distinção pode ser muito pequena mas à medida que estudamos as redes de computadores iremos verificar que a diferença pode ser bastante grande.

Uma rede de computadores com uma topologia física em estrela pode ser tanto topologia lógica em anel ou em barramento.

Um hub, por exemplo, apresenta topologia física em estrela e atopologia lógica em barramento. Já o switch apresenta tanto a topologia lógica como a física em estrela (o centro da rede gerencia tanto as conexões físicas como lógicas).

Num uso comum, a palavra “topologia” aplica-se a uma definição completa de rede de computadores, a qual inclui topologia física e lógica, bem como às especificações para elementos tais como o meio físico.

Se você estiver se preparando para uma certificação específica (Microsoft, Cisco, etc..) convém pesquisar como aquela certificação define a topologia, pois pode haver diferentes interpretações do termo.

Como falamos anteriormente, existe também a topologia lógica. Esta representa como os computadores trocam informações entre si, ou seja, como os protocolos de comunicação se inter-relacionam para possibilitar a troca de informação entre os computadores de uma rede, seja ela uma rede local (LAN) ou rede de longa distância (WAN).

Também como já citamos, as duas topologias, física e lógica, podem diferenciar entre si, ou seja, a aparência da topologia física pode diferir da topologia lógica.

2- Topologia Física

As principais topologias físicas são as seguintes;

Topologia em barramento (rede LAN): todos os elementos da rede se interligam a um barramento principal (bus)

Figura 1 – Topologia em barramento

Topologia em estrela (rede LAN e WAN): todos os elementos da rede se interligam a um ponto central (hub)

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com