TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDES DE COMPUTADORES - TOPOLOGIAS

Casos: REDES DE COMPUTADORES - TOPOLOGIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 5

REDES DE COMPUTADORES – TOPOLOGIAS

Malha

Esta topologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino. Neste tipo de rede, o tempo de espera é reduzido, eventuais problemas não interrompem o funcionamento da rede. Um problema encontrado é em relação às interfaces de rede, já que para cada segmento de rede seria necessário instalar, em uma mesma estação, um número equivalente de placas de rede. Uma vez que cada estação envia sinais para todas as outras com freqüência, a largura da banda de rede não é bem aproveitada.

Os computadores e Redes Locais interligam-se entre si, ponto a ponto, através de cabos e dispositivos de interligação adequados. Assim, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino.

O papel fundamental cabe, neste caso, aos dispositivos de interligação – por exemplo, os routers – que se encarregam do encaminhamento das mensagens através dos vários nós da malha constituída.

VANTAGENS: Existem vários caminhos possíveis para a comunicação. Por exemplo, quando enviamos um email, ele pode seguir diversos caminhos. Caso haja problema num dos nós, a mensagem segue por outro nó, aumentando assim a probabilidade de chegar ao destino.

DESVANTAGENS: Maior complexidade da Rede.

Elevado preço do equipamento de interligação de nós.

Barramento

Esta é a topologia física utilizada pelas redes Ethernet 10 Base2, que utilizam cabos coaxiais. Neste tipo de rede um PC é ligado ao outro, usando vários segmentos de cabos e conectores T, que possuem o mesmo formato da letra, onde uma ponta é ligada na placa de rede e as outras duas são ligadas às estações vizinhas. Nas duas extremidades da rede temos terminadores, que absorvem os sinais, evitando que eles retornem na forma de interferência.

Os dados são transmitidos para todos os PCs conectados, mas apenas o destinatário correto lê os pacotes dados. Também existe uma boa flexibilidade, já que para adicionar mais PCs é necessário apenas ligá-los aos já existentes e o custo é baixo, já que não é necessário utilizar hubs. Apesar disso, as redes 10 Base 2 entraram em desuso, pois a velocidade ficou estacionada nos 10 megabits e os conectores são muito susceptíveis a mal contatos e outros problemas difíceis de isolar.

Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Segue exemplos desta topologia

ANEL

Na topologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel). Os dados são transmitidos unidirecional mente de nó em nó até atingir o seu destino. Uma mensagem enviada por uma estação passa por outras estações, através das retransmissões, até ser retirada pela estação destino ou pela estação fonte.Os sinais sofrem menos distorção e atenuação no enlace entre as estações, pois há um repetidor em cada estação. Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações. A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.

As redes Token Ring da IBM é um exemplo clássico deste tipo de topologia. Há casos de ter duas ligações em todos os nós para que haja transmissão bidirecional, tornando a rede mais segura, pois caso exista problemas no anel de uma das direções, a outra ainda continua online evitando que a rede pare. Caso a sua rede seja uma rede simples, caso exista um problema em uma das estações todas as outras param. As estações deste tipo de topologia funcionam como repetidores, isto é eles recebem e retransmitem o pacote simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com