TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aula Tema 03 - Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Trabalho Aula Tema 03 - Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

A sustentabilidade não tem como ser definida em 3 “folhas” (dimensões), mais sim em 5 e elas são: econômica, ambiental, social, cultura e ética.

Ambiental – ela trata de que os recursos tem que serem controlados a fim de não faltar, então basicamente é controlar para produzir e consumir de forma sustentável.

Econômica – visa melhorar o controle e a quantidade dos recursos, trabalhar a fim de fazer com que os produtos naturais não acabem e deem conta da demanda do consumo, geralmente foca mais nas fontes de energia, como: petróleo, gaz, carvão e etc.

Social – uma sociedade que cuida do que precisa para seu próprio consumo a fim de ser sustentável, tem que se trabalhar para erradicar a pobreza e diminuir a desigualdade exorbitante que existe hoje em dia.

Cultura – claro sem cultura não adianta nada trabalhar todos esses outros aspectos, um povo sem cultura não tem como conseguir a sustentabilidade.

Ética – ética é extremamente importante para que as pessoas tenham em mente que o uso excessivo dos recursos do meio ambiente e não controlar eles podem acabar e então atrapalhar e bem a vida.

Respostas a crise ambiental

Claro que o aquecimento global preocupa mais tem muito mais coisas envolvidas, como consumo exagerado dos recursos naturais tanto de energia quanto de abastecimento alimentício quanto caça em excesso e demais questões. Tem alguns pontos importantes a serem vistos:

A primeira é a respeito da tecnologia – a vontade do homem em possuir cada vez mais produtos tecnológicos com mais quantidade e qualidade sem pensar na sustentabilidade pode causar muitos problema.

A segunda a mudança radical – mudança nos padrões de produção e consumo apesar de ser progressiva precisa de constante atenção.

A terceira é a possibilidade de não conseguirmos conter uma catástrofe natural, que possivelmente pode levar a extinção na terra, já que não conseguimos conter nem as que existem, tipo furacões, enchentes, tsunamis e etc.

Agora como poderíamos trabalhar a sustentabilidade é um tema muito complexo já que os países e os produtores pensam mais em produzir, produzir e produzir e geralmente não pensam que um dia esses recursos podem se esgotar, ou na menor das hipóteses altera o meio ambiente ou o ecossistema de forma que prejudique a vida. A sociedade tem que estabelecer limites, temos que ter uma virada em nossa cultura de como é utilizado os meios que temos, tanto de energia quanto de abastecimento, tem que haver uma conscientização por parte dos governos e organizações para que cheguem a um acordo que consigam produzir mais sem prejudicar e alterar o meio ambiente. Esse assunto sempre é muito polemico já que quem compra quer continuar comprando e quem fabrica quer continuar fabricando já que gera um “lucro” para ambos os lados todos tem interesses em comum mais esquece que tudo engloba um assunto muito mais complexo do que imaginam, um exemplo esta ai o aquecimento global que de acordo com alguns cientistas a temperatura da terra vai aumentar cerca de 4º nesses próximos anos sem previsão de diminuir, como sabemos isso vai alterar e muito a todos na terra, a todos os meios de vida, um exemplo simples seria as geleiras dos árticos que derretendo aumentam o nível do mar e diminuem territórios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com