TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Civil

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Clima

Clima Local (Caranaíba-Zona da Mata e Campo das Vertentes).

A análise rítmica do tempo entende o clima como um fenômeno dinâmico e explica o clima em razão das flutuações dos elementos climáticos que atuam de maneira interdependente (Monteiro, 1973). Os elementos climáticos, como temperatura atmosférica, precipitação de chuva, umidade e pressão atmosférica, variam de acordo com a localidade observada. A morfologia geográfica e a configuração do espaço produzido pelo ser humano interferem nos estados do tempo e, portanto, no clima. Estudo encabeçado por Primavesi (2007) observou que as temperaturas mínimas absolutas da Região da Zona da Mata (Caranaíba) têm aumentado. E que, ao longo das últimas sete décadas, houve mudanças significativas no ciclo anual de variáveis, tais como aumento da temperatura e precipitação, e diminuição da umidade relativa. Destacam-se, entre as variáveis, as mudanças nas precipitações médias diárias, principalmente no período chuvoso. Demonstra que tanto a quantidade de precipitação anual de chuvas como também os eventos de chuvas intensas aumentaram.

As mudanças climáticas decorrentes da ação antropogênica no ambiente interferem no ciclo hidrológico, no aumento da temperatura (ilhas de calor que se sobrepõem à cidade), aceleram a evapotranspiração e a retirada de água do lençol freático e formam nuvens pesadas que, segundo Primavesi (2007), podem ter dois destinos. O primeiro: precipitação torrencial, mais intensa do que permite a capacidade de infiltração do solo, fazendo a água escoar rapidamente para a bacia hidrográfica. O segundo destino: formação de pequenas gotas, em decorrência de micropartículas de carvão presentes na fumaça; essas gotas podem ser levadas para fora da área de mata ciliar dos cursos d'água presentes no município.

Foi elaborado um recorte de tempo que obedecesse a padrões climáticos da Região da Zona da Mata: o período seco, que normalmente vai de abril a setembro, e o período chuvoso, que costuma perdurar de outubro a março. As análises de pluviosidade e temperatura de um período mais longo (43 anos) indicam que vêm ocorrendo alterações climáticas e que há tendência de aumento de tempo quente e chuvoso, uma vez que a pluviosidade e as médias de temperaturas máximas têm aumentado a cada década.

De acordo com Pádua (2006), o clima pode influenciar no consumo de água no intuito de relacionar regiões quentes e secas um consumo mais elevado de água, se comparando a regiões temperadas e mais frias.

O clima também está intimamente ligado ao surgimento de doenças segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a migração humana tem disseminado doenças infecciosas ou tem colocado pessoas em contato com novos patógenos; mudanças ambientais globais têm expandido a amplitude de patógenos conhecidos ou têm criado condições para que microrganismos atuem como patógenos humanos.

Bibliografia:

PRIMAVESI, O.; ARZABE, C.; PEDREIRA, M. S. Mudanças climáticas: visão tropical integrada das causas, dos impactos e de possíveis soluções para ambientes rurais ou urbanos. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2007.

IGAM – INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS.

Link: http://www.igam.mg.gov.br/index.php

HELLER, L; W. L. PÁDUA. Abastecimento de água para consumo humano. 2006, Ed. UFMG, 859p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com