TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Da Industria Farmaceutica

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Da Industria Farmaceutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

Nosso grupo irá se localizar na região da Aclimação (CENTRO) , pois é um local com fácil acessoCurso: Gestão da tecnologia da Informação - 2º Semestre

Governança Corporativa

O papel do COBIT na governança de TI

Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras e a comunidade em geral.

Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever fiduciário. Um problema relacionado, entretanto normalmente tratado em outro fórum de discussão é o impacto da governança corporativa na eficiência econômica, com uma forte ênfase em maximizar valor para os acionistas.

Uma grande preocupação hoje na Corporativa é a pratica do Insider trading que é a negociação de valores mobiliários baseada no conhecimento de informações relevantes que ainda não são de conhecimento público. Segundo a CVM, uma em cada quatro fusões e aquisições de empresas no Brasil tem vazamento de informação, mas como apontado pelo João Luiz Coelho da Rocha, professor na PUC-RJ, em seu artigo Algumas Mudanças na Lei Acionária, publicado na Revista de Direito Mercantil (p. 100):

"Sobre a perene questão do insider trading, agora há um disposto adicional no art. 155, parágrafo 4º, em que se considera tráfico indevido e afronta ao dever de lealdade o uso de informações relevante, ainda não divulgada, 'por qualquer pessoa que ela tenha tido acesso', com o objetivo de auferir lucro ou vantagem no mercado, para si ou para outrem. Assim, temos que o tipo legal ora criado vai compreender, na sua vertente do sujeito ativo, não só diretores, conselheiros, acionistas, mas ainda gerentes, empregados ou prestadores de serviços que tenham ligações (daí o conhecimento antecipado) com a companhia."

O objetivo geral do COBIT é servir como um guia abrangente para usuários, auditores, gestores e donos de processos de negócios que permita a Governança de T.I.As organizações têm realizado investimentos significativos na adoção de modelos, com o objetivo de alcançar a Governança de TI, aumentando, assim, sua performance perante as outras organizações, aderindo às regulamentações existentes e apoiando sua Governança Corporativa. Contudo, somente as organizações de sucesso compreendem e gerenciam os riscos associados com a implementação de novas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com