TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Hidrostatica

Trabalho Escolar: Trabalho De Hidrostatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Passo 1:

Características de um fluido:

Gases e líquidos podem ambos ser considerados fluidos. Há certas características partilhadas por todos os fluidos que podem usar-se para distinguir líquidos e gases:

Compressibilidade – os líquidos são só ligeiramente compressíveis e assumem-se incompressíveis na maioria das situações; os gases são muito compressíveis;

Resistência ao corte – líquidos e gases não resistem ao corte e deformam-se continuamente para minimizar forças de corte aplicadas;

Forma e Volume – como consequência do ponto anterior, líquidos e gases tomam as formas dos seus recipientes; só os líquidos têm superfícies livres; os líquidos têm volume fixo relativo ao do seu recipiente, e estes volumes não são afetados significativamente pela temperatura e pressão; os gases tomam os volumes dos seus recipientes; se lhe permitirem o volume do gás muda com a variação da temperatura e da pressão;

Resistência ao movimento – devido à viscosidade os líquidos resistem a mudanças instantâneas na velocidade, mas a resistência para quando o movimento do liquido para; os gases tem viscosidade muito baixa;

Espaço molecular – as moléculas dos líquidos estão muito próximas e estão ligadas entre si com forças de atração elevadas; elas têm baixa energia cinética; a distância percorrida por uma molécula de água entre colisões é pequena; nos gases, as moléculas estão relativamente afastadas e as forças atrativas são fracas; a energia cinética das moléculas é elevada; as moléculas de um gás percorrem grandes distâncias entre colisões;

Pressão – a pressão num ponto de um fluido é a mesma em todas as direções; a pressão exercida por um fluídos numa superfície sólida (p.ex. parede de um recipiente) é sempre normal aquela superfície .

Passo 2:

Pesquisa sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a função de cada elemento que compõe esse sistema. Também pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados para a construção de um aquecedor solar de baixo custo.

O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho, piscina e processos industriais, interessante ser uma fonte energética abundante e gratuita. O aquecimento de água pela utilização de coletores solares tem representado, assim como as células fotovoltaicas, uma das aplicações de maior viabilidade de uso, residencial ou industrialmente. Estes sistemas com coletores, entretanto, são ainda relativamente caros e por isto inacessíveis à maior parte da população. Por exemplo, para uma residência com quatro pessoas o custo ficava em torno de R$ 3.000,00 em 2007.

Os aquecedores solares domésticos, largamente empregados na atualidade para produção de energia térmica solar a baixas temperaturas, têm sido objeto de várias pesquisas e estudos desde a década de 1950 .

As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre. O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão. A circulação da água também pode ser feita através de moto bombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes .

Observamos na dinâmica do desenvolvimento de um sistema de aquecedor solar abrangem algumas etapas que são de suma importância para a eficiência do equipamento. Os coletores solares que recebem toda radiação solar e encaminha a água para o reservatório num ciclo convectivo, onde a água quente sobe para o reservatório e a água fria mais pesada e densa desce para os coletores.

Podemos também salientar a importância da descrição dos tipos de materiais utilizados em um sistema de aquecimento solar de baixo custo, iremos citar logo abaixo alguns materiais que estão disponíveis no Manual de Aquecedor Solar disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/manuais/Qualidade_em_Instalacoes_de_Aquecimento_Solar.pdf consultado dia 07 de setembro de 2013.

1. Reservatório Térmico;

2. Coletor Solar;

3. Interligação do coletor solar com o reservatório;

4. Sensores, programadores e quadro de comando;

5. Isolamento térmico e acabamento;

6. Boia Mecânica ou elétrica;

7. Sifão;

8. Caixa D’água fria;

9. Sensores de temperatura;

10. Respiro;

11. Tubos e Conexões.

Passo 3:

Residência definida com localização na travessa Nilton Rodrigues Oliveira, número 516, bairro Novo Horizonte em Rondonópolis-MT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com