TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De PCP

Artigo: Trabalho De PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  8.024 Palavras (33 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 33

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 4

2.1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO E SUA IMPORTANCIA NA ADMINISTRAÇÃO 4

2.2 - PLANEJAMENTO 7

2.3 – PROGRAMAÇÃO 10

2.4 – CONTROLE 12

2.5 – PRODUÇÃO 13

2.6 – O FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 13

2.7 – CONTROLE DE PRODUÇÃO 18

2.8 – CONTROLE DE ESTOQUES 23

2.9 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 28

3 – CONCLUSÕES 30

4 – REFERÊNCIA 31

1 - INTRODUÇÃO

As organizações empresariais que utilizam processos fabris dependem diretamente da organização de suas atividades, visando atingir uma meta linear tendo como base a eficiência e a eficácia dentro do seu processo de produção. Dentro deste contexto, entendemos que a eficiência ocorre quando são utilizados de forma adequada os seus recursos, ou seja, “métodos, normas, procedimentos e programas”, recursos estes que são identificados com mais clareza quando nos referimos a maquinas e equipamentos; já a eficácia está relacionada aos fins, objetivos (metas) a serem alcançados, desta forma, colocando em evidência o envolvimento claro de pessoas. A eficiência reside em fazer as coisas corretamente, enquanto a eficácia consiste em fazer as coisas que são importantes, como nem sempre eficiência e eficácia andam juntas dependemos exclusivamente do planejamento e controle de produção que utiliza tais aspectos de forma conjunta com a ideia de balizamento do trabalho.

Ao ser considerado como forma predominante de organização, o planejamento da produção ocupa uma parte significativa das ciências que estudam os processos produtivos. Fazer com que as empresas funcionem em sintonia é o desejo dobrado daqueles que durante um ciclo de desenvolvimento trabalham estruturando uma organização.

As empresas não trabalham sem ter um objetivo claro a cumprir. Este objetivo deve ser planejado com base em uma previsão de vendas que não ultrapasse a sua capacidade de produção. Com vistas a estes dois fatores o planejamento da produção trabalha as máquinas, as matérias-primas e a mão de obra, proporcionando um resultado que alcance os objetivos da empresa.

As bruscas mudanças de mercado no processo de globalização fazem com que as empresas busquem melhorias contínuas para não perder espaço. Uma dessas melhorias é a flexibilidade, rapidez nos projetos de implantação de novas tecnologias e baixo lead times, ou seja, sem perder tempo.

O presente trabalho focará especificamente alguns quesitos relacionados ao PCP – Programação e Controle de Produção, verificando as melhorias no processo produtivo.

2 – DESENVOLVIMETNO

2.1 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA ADMINISTRAÇÃO

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva, já que qualquer operação requer planos e controles para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade dos produtos.

O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas.

Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de quilíade adequado.

Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.

O planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento esta voltado para continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a ser alcançado, o planejamento determina a priori o que deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.

Por sua vez, o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, a última (Chiavenato, 2004).

Ambas as definições apresentadas – de planejamento e de controle – são genéricas, mas ilustram muito bem o seu significado. No caso específico da produção, o planejamento e controle da produção (PCP) planejam e controlam as atividades produtivas da empresa.

Partindo dos objetivos da empresa, o PCP planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, para tirar o melhor proveito possível em termos de eficiência e eficácia.

A finalidade do PCP e aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção como propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

O PCP tem de planejar a produção e controlar seu desempenho. De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir – e consequentemente o que deverá dispor de matéria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com