TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA

FILIPI GOMES DA SILVA - RA: 7297603134

ROGER LUIS DA COSTA - RA: 7088579321

SANDERSON STADTLOBER FLORES - RA: 7091576854

THIAGO LOPES RODRIGUES - RA: 7092554530

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSOR RAFAEL STEFANI

Porto Alegre

2013

SUMÁRIO

Sumário

Introdução 3

Como são realizados os trabalhos com a comunidade 4

Como tornar-se um fornecedor 5

Lançamentos de novas linhas e/ou produto 5

Inovando a comunicação com os produtos 6

Comunidades beneficiadas e fornecedores pelo Brasil Natura/EKOS 7

Resumo 8

Referências Bibliográficas 9

Introdução

Ao longo de quatro décadas, a Natura se tornou líder do mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal. É uma empresa de capital aberto desde 2004 e está presente na América Latina e na França.

A missão da Natura é "criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem: bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”

Com um modo de vendas direto, seus colaboradores, também chamados de consultores, em 2007 atingiram uma marca de 718 mil pessoas. Em março de 2013, a Natura concluiu a aquisição de 65% da empresa australiana Emeis por R$149 milhões, aumentando seu portfólio. (fonte: Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Natura).

Com todo este potencial nos anos 2000 uma inovadora linha de produtos é lançada: Natura EKOS. Através de pesquisas da tradição, cultura e ativos da biodiversidade brasileira, voltada para satisfação de seus consumidores, a Natura buscou na natureza a sua essência principal para confecção de sua nova linha. Entre as essências podemos citar a andiroba, castanha do Brasil, maracujá, etc. dando origem a cremes, xampus, condicionadores e criando uma linha de contato direto com seus fornecedores.

Com o conhecimento adquirido nas pesquisas, fizeram a empresa elaborar uma coordenada gestão destes extratores, cooperativas, que viriam a ser seus principais fornecedores. Este plano de gestão foi elaborado, para trazer benefícios para estas comunidades em todo o Brasil de um modo que não agredisse a natureza e propusesse a mesma satisfação a todos seus consumidores.

Como são realizados os trabalhos com a comunidade

A Natura possui um processo bem detalhado com relação à comunicação com as comunidades, que fazem parte das associações e cooperativas as quais prestam serviços de coleta de matérias primas para a confecção de seus produtos. Esse contato é realizado de diversas maneiras como carro, avião, moto e até mesmo de barco já que a distância é uma grande dificuldade enfrentada pela empresa. Chamado de GRC- Gerenciamento de Relacionamento com a comunidade é a principal ferramenta de gestão de comunicação com seus fornecedores.

O trabalho é realizado através da comunicação da empresa com as cooperativas e associações do extrativismo dos produtos retirados da floresta Amazônica ou do plantio que serão utilizados para a confecção de seus produtos. A Natura se preocupa investe na geração de recursos para que estas cooperativas possam auxiliar no conhecimento, desenvolvimento e aprendizado de técnicas de gestão, manuseio, desenvolvimento econômico dos trabalhadores e/ou comunidades.

Atualmente a Natura, em sua linha Ekos, que completou 13 anos de existência em 2013, realizou parceria com 19 comunidades abrangendo 1.714 famílias e até 2020 quer chegar ao número impressionante de 12.000 famílias beneficiadas e movimentar até 1bilhão em recursos para novos projetos e parcerias, conforme entrevista com Luciana Villa Nova líder do projeto Amazônia (disponível em: http://naturaekos.com.br/biodiversidade/programa-amazonia-quer-transformar-regiao-em-polo-de-sustentabilidade/). A linha Ekos utiliza-se de 14 ativos da biodiversidade brasileira que geraram cerca de 8,5 milhões em recursos para o desenvolvimento e repartição ao longo de sua existência, segundo contato realizado através de sua central de relacionamento (0800-115566).

Com uma equipe bem organizada e disposta a chegar às áreas mais remotas da mata atlântica a empresa disponibiliza aos seus fornecedores diversos projetos que vão desde a colheita da matéria principal até o abastecimento de suas fábricas, sempre priorizando a sustentabilidade e o desenvolvimento dos produtores.

A Natura na linha Ekos, que é extraída de produtos oriundos da Amazônia, possui diversas equipes também voltadas para inovação da sustentabilidade junto aos seus fornecedores. Assunto de difícil compilação junto às empresas. Agregar um conceito de manter o tripé da sustentabilidade, que são os aspectos sociais, ambientais e econômicos, com ênfase diante das comunidades.

Como tornar-se um fornecedor

Para que uma comunidade se torne fornecedor não basta à vontade simples de fazer parte do grupo e sim ter a consciência de que é necessário desenvolver-se. De maneira criteriosa a Natura preocupa-se em analisar a procedência de seus fornecedores, como por exemplo, se eles relacionam-se com o governo, ONGs e se possuem outros recursos que não dependam exclusivamente da extração dos produtos. Esta é a porta de entrada para que uma comunidade possa fazer parte do grupo.

Lançamentos de novas linhas e/ou produto

Quando se faz necessário à obtenção de um novo aditivo para confecção de produtos a empresa disponibiliza de parceiras, que possuem um mapeamento de onde se pode adquirir a matéria prima ou a extração do produto desejado. Quando a Natura chega a estas comunidades cria-se uma grande expectativa de lucratividade, porém os mesmos não estão acostumados a gerenciar com grandes valores de dinheiro e isso pode ser um ponto fraco na relação empresa x fornecedor, pois pode causar desestruturação e gerar conflitos. Também são mapeados assuntos relacionados ao plantio, manejo, certificação, etc.

O trabalho também gera desenvolvimento conforme informa Sergio Talocci (coordenador da GRC de 24 grupos espalhados pela Amazônia) em pesquisa realiza por Yuri Vasconcelos (disponível no site http://naturaekos.com.br/valores-da-marca/o-elo-com-as-comunidades/) “Um dos avanços mais consolidados acontece na comunidade fornecedora de óleo de castanha,no Iratapuru, Amapá. Há alguns anos, fazemos com eles um trabalho de capacitação, prestamos consultoria em diversas áreas, como administrativa e contábil, ajudamos no planejamento e orientamos quanto à gestão da cooperativa, o que inclui também a qualidade do fornecimento. Isso tudo já foi colocado em prática e percebemos que a comunidade está mais madura e tomando suas próprias decisões”.

Inovando a comunicação com os produtos

Para aprimorar o sistema de comunicação com os pequenos produtores, a natura desenvolveu um novo projeto chamado BIOQLICAR. Dividido em duas partes: Bio que avalia a sustentabilidade das comunidades. Como as mesmas trabalham nas relações humanas, questões ambientais etc. e a parte Qlicar que tem como objetivo cuidar para que o processo chegue de forma qualitativa, no prazo e em que estágio está o processo de gestão da fornecedora.

É importante ressaltar que o uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira é uma das principais plataformas de tecnologia da Natura. No total a empresa tem 26 comunidades parceiras na região Norte, Nordeste, Sudeste e no Equador, que ao todo reúne 2.084 famílias.

No lançamento de sua linha de sabonetes em 2010, seu maior projeto de sustentabilidade a Natura conseguiu:

- Conservar 100 km² de Floreta Amazônica;

- 3.000 árvores nativas em pé;

- Utilização de resíduos da indústria de suco;

- Priorização de sistemas de manejo agro florestal e orgânicos;

- Realização de fornecimentos por 263 famílias, em oito diferentes comunidades.

Comunidades beneficiadas e fornecedores pelo Brasil Natura/EKOS

http://naturaekos.com.br/rede-ekos/conheca-nossas-comunidades-fornecedoras/

Resumo

Com embasamento da pesquisa e do relatório presente, podemos validar o quanto importante é o trabalho desenvolvido pela Natura junto as comunidades fornecedoras em todo o país. Podemos agregar em nosso conhecimento acadêmico, que esta líder no mercado nacional e com objetivos e inovações constantemente traçadas o tratamento e o modo com que cuidam de seus fornecedores é de uma excelência sem precedentes. “Desde a pesquisa, os primeiros contatos, o cuidado com a extração dos produtos, o pagamento justo, sempre com um objetivo claro de agregar e ajudando a gerir seus próprios recursos à natura consegue passar aos seus consumidores a ideia de que homem e natureza são um só”.

“Para um maior desenvolvimento sugerimos assistir o filme “XINGU” que conta história sobre os irmãos Villas Boas desde seus desbravamentos Brasil a fora até a criação do parque ecológico e reserva indígena Xingu”. (assistir trailer http://www.youtube.com/watch?v=_ZD_-QQQ6Kg&hd=1)

Referências Bibliográficas

História da Empresa: http://naturatidir.blogspot.com.br/2012/05/historico-da-empresa_25.html

Natura Visão Geral: http://greenpedia.greenvana.com/empresa/natura

Wikipédia Natura: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natura

Linha Do tempo: http://naturaekos.com.br/valores-da-marca/linha-do-tempo/

Relatório Natura http://relatorio.natura.com.br/relatorio/sites/default/files/RA_INSTITUTO_NAT_10-4_FINAL_bx.pdf

O Elo com as Comunidades http://naturaekos.com.br/valores-da-marca/o-elo-com-as-comunidades/

...

Baixar como  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »