TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Feito

Artigo: Trabalho Feito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 11

01 – INTRODUÇÃO

As constantes mudanças no cenário econômico mundial, vêm desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, politico, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.

Desta forma, a Contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.

Assim a Contabilidade que era vista apenas como um sistema de informações tributárias, que servia como obrigação da empresa em apurar e recolher impostos, já é vista também como um instrumento gerencial, que fornece informações através da análise das demonstrações aos administradores, acionistas, e investidores.

É a Contabilidade Gerencial responsável por fornecer os instrumentos que contém as informações sobre a situação econômica e financeira das entidades. E auxiliarão os administradores nos processos de tomada de decisão. No entanto, muitas empresas, ainda não utilizam a Contabilidade e as informações oferecidas através de suas demonstrações contábeis, deixando assim de tomar a melhor decisão a respeito de controle, custos, investimento e planejamento de seu negocio. Isto pode estar ocorrendo devido a falta de conhecimento sobre a Contabilidade e as diversas demonstrações contábeis oferecidas por ela. Ou seja, a Contabilidade Gerencial não está sendo utilizada, não existe o gerenciamento da informação contábil no processo administrativo.

02 - DESENVOLVIMENTO

Relatórios gerenciais são imprescindíveis para a gestão financeira eficiente de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo. Um relatório financeiro é, sobretudo, um reflexo das atividades principais da empresa que são produzir (bens ou serviços) e vender. O relatório financeiro deve ser capaz de indicar qual a influência positiva ou negativa que as atividades citadas têm sobre o resultado econômico-financeiro da empresa.

Todo o processo decisório nasce de dois elementos: informação e raciocínio. Isso indica que a análise dos dados do relatório financeiro é fundamental para a tomada de decisões sobre o rumo da empresa. A probabilidade de tomar decisões certas está diretamente relacionada com a qualidade da informação e do preparo do executivo. Informações não confiáveis aumentam a chance de decisões erradas, mesmo que o executivo seja bem preparado. Além dos dados de natureza contábil, um bom relatório financeiro deve apresentar informações sobre:

* Gestão do endividamento da empresa (passivo financeiro e contingente);

* Gestão do fluxo de caixa (contas a pagar, receber, estoques e disponibilidades);

* Gestão financeira estratégica (projeções de caixa, resultado econômico, opções de captação de recursos de curto e longo prazo).

* Adicionalmente pode ser importante apresentar também um painel com dados

As análises dessas demonstrações financeiras são divididas em:

• Situação financeira: apresentada pelos Índices de Liquidez (medem a capacidade da empresa em honrar seus compromissos) e pelos Índices de Endividamento (mostram as grandes linhas de decisões financeiras, em termos de origens e aplicações de recursos);

• Situação econômica: apresentada pelos Índices de Rentabilidade (mostram qual a rentabilidade dos capitais investidos) e pelos Índices de Atividade (mede a velocidade com que as contas do Ativo Circulante são convertidas em vendas ou interferem nas disponibilidades).

Estas análises oferecem uma visão clara da situação financeiro-econômica da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos e mostrando sua evolução durante os anos. Com as análises das evoluções da empresa é possível projetar situações que a empresa pode vivenciar num futuro próximo.

Os principais demonstrativos financeiros:

Balanço Patrimonial é a demonstração da situação financeira da empresa em um ponto especifico de tempo, é um retrato da empresa, e é divido em quatro grandes grupos, ativo, passivo, resultado de exercício futuro e patrimônio liquido O ativo e divido em três grupos, circulante; realizável a longo prazo e permanente. Permanente é subdividido em investimentos, imobilizados e diferido. o passivo exigível é também dividido em dois grupos, circulante e exigível de longo prazo. Já o patrimônio líquido, aparece composto por cinco grupos, capital social, reservar de capital, reservas de avaliação reservas e lucros ou prejuízos acumulados.

Ativo Circulante

Os ativos circulantes têm vida menor que um ano, ou seja, dentro de um período inferior a 12 meses deverá ser convertido em caixa.

O ativo circulante engloba além das disponibilidades, créditos, estoques e despesas antecipadas realizadas no exercício social subseqüente, o que caracteriza como realização em até um ano. Ativo circulante é tudo o que a empresa tem e que pode ser convertido em dinheiro no prazo de um ano, ou seja, caixa, saldo dos depósitos em bancos, contas a receber e estoques.

O estoque é formado por tudo o que a empresa tem armazenado, incluindo estoque de insumos, de produtos em elaboração e de produtos acabados.

Ativo Permanente

Os ativos permanentes são caracterizados por terem vida relativamente longa, podem ser tangíveis como equipamentos do tipo caminhões ou computadores ou podem ser intangíveis, como uma marca ou uma patente. Os investimentos também são considerados permanentes quando não destinados à negociação, mas dirigidos a produzirem benefícios a investidora mediante, sua participação nos resultados das investidas.

Passivo Circulante

O passivo circulante e composto pelas dívidas de curto prazo, a vencer dentro do próximo exercício. O passivo circulante deverá contemplar dívidas, obrigações, riscos e contingências. Quando as obrigações ultrapassam o próximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com