TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Linguagem Programação

Casos: Trabalho Linguagem Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

As linguagens de programação são anteriores ao advento do primeiro computador moderno. De início as linguagens eram apenas códigos.

Durante um período de nove meses entre 1842-1843, Ada Lovelace traduziu as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a a mais nova máquina proposta por Charles Babbage, a sua máquina analítica.1 Com o artigo, ela anexou uma série de anotações que especificavam em completo detalhe um método para calcular números de Bernoulli com a máquina, reconhecido por alguns historiadores como o primeiro programa de computador do mundo. Mas alguns biógrafos debatem a medida de suas contribuições originais versus as de seu marido.

O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente.

Herman Hollerith percebeu que poderia codificar a informação em cartões perfurados, quando ele observou que o condutor de trens controlava a presença dos titulares dos bilhetes de trem com a posição dos furos no bilhete. Hollerith, então, começou a codificar os dados do censo de 1890 em cartões perfurados.

Os primeiros códigos para computador eram especializados segundo as aplicações. Nas primeiras décadas do século XX, os cálculos numéricos eram baseados em números decimais. Eventualmente, se percebeu que a lógica podia ser representada com números, tão bem como com as palavras. Por exemplo, Alonzo Church foi capaz de expressar o cálculo lambda de uma maneira formalizada. A máquina de Turing era uma abstração do funcionamento da máquina de uma fita de marcação, por exemplo, em uso em empresas de telefonia. No entanto, ao contrário do cálculo lambda, os código elaborados por Turing não serviam como uma base para linguagens de alto nível - a sua utilização principal era na análise rigorosa da complexidade algorítmica.

Como muitos "primeiros" na história, a primeira linguagem de programação moderna é difícil de ser identificada. No início, as restrições do hardware definiam a linguagem. Cartões perfurados dispunham de até 80 colunas, mas algumas das colunas tinham que ser usados para um número de seqüência de cada cartão. Fortran incluía algumas palavras-chave que eram as mesmas palavras em Inglês, como "IF" (se), "GOTO" (vá para) e "CONTINUE" (continue). O uso de um tambor magnético para a memória significava que os programas de computador também tinham que ser intercalados com as rotações do tambor. Assim, os programas eram mais dependentes do hardware do que hoje.

Para algumas pessoas, a resposta depende de quanta energia e legibilidade humana são necessárias antes que o status de "linguagem de programação" seja concedido. Os teares de Jacquard e a máquina diferencial de Charles Babbage, ambos tinham linguagens simples e extremamente limitadas para descrever as ações que estas máquinas deviam executar. Alguns podem até alegar que as perfurações de cartões para pianos possam ser vistas como uma linguagem de propósito específico, embora não destinadas ao consumo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com