TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Princípio da Conservação da Energia

Por:   •  2/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL:  ENERGIA

Princípio da Conservação da Energia

[pic 1]

                    Quando um objeto é colocado em movimento, sua energia potencial inicial é convertida em energia cinética. Ao passar pelo sensor, a energia cinética total pode ser calculada, mas ela pode ser diferente da energia potencial inicial devido à dissipação de energia para o ambiente. Também pode haver diferenças na energia potencial inicial entre os objetos, dependendo de fatores como massa, altura ou elasticidade. É importante considerar esses fatores ao analisar a diferença entre a energia potencial inicial e a energia cinética total de um objeto.

Estática – Balança de Prato

[pic 2]

           A balança de prato é um equipamento muito utilizado em experimentos de estática para determinar a massa de um objeto, é possível realizar um experimento de estática preciso e obter resultados confiáveis utilizando a balança de prato.

Massa do objeto = Massa medida na balança - Massa dos pratos

Hidrostática

[pic 3]

Ao encher o recipiente transparente com água, a pressão hidrostática aumentará, pois a água exerce uma pressão sobre o cilindro. A pressão hidrostática é diretamente proporcional à altura da coluna de água acima do cilindro, de acordo com a equação de Pascal. O aumento na pressão hidrostática resultará em um aumento na força indicada pelo dinamômetro. Isso ocorre porque o dinamômetro mede a força resultante da pressão hidrostática sobre o cilindro, o novo valor de força indicado pelo dinamômetro aumentará à medida que você enche o recipiente transparente com água, devido ao aumento da pressão hidrostática sobre o cilindro.

Dilatômetro

[pic 4]

               A dilatação térmica é o aumento ou diminuição de tamanho que um material sofre quando exposto a variações de temperatura. Esse fenômeno é uma propriedade física intrínseca de cada material e pode ser calculado e medido através do coeficiente de dilatação térmica, as eventuais diferenças de valor encontradas sobre a dilatação térmica podem ser explicadas por uma série de fatores relacionados ao material e ao método utilizado para realizar a medição. É importante ter em mente que cada material possui um coeficiente de dilatação térmica próprio e que as medições devem ser realizadas de forma cuidadosa e padronizada para garantir a confiabilidade dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com