TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quimica

Casos: Trabalho Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 18

BACHARELADO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

Cristiano domingos: RA222112012

PORTFÓLIO 1

PORTFÓLIO QUIMICA TECNOLÓLICA:

Trabalho apresentado ao Curso de engenharia mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de - Portfólio QUIMICA TECNOLÓLICA:

Prof. Humberto

TITULO: POLIMEROS

A HISTÓRIA DO PLÁSTICO

OS PRIMÓRDIOS DO PLÁSTICO

Em toda a história da humanidade percebe-se que a 'necessidade' é a mola que impulsiona o homem a criar soluções e fazer novas descobertas, com o plástico também foi assim. ·.

Primeiramente, foi Alexander Parkes que em 1862 descobriu um material orgânico derivado da celulose, chamada de parkesina em referência ao seu descobridor, que quando aquecido podia ser moldado e permanecia desta forma quando esfriava. A necessidade de substituir a borracha que até então era a matéria prima de muitos produtos fez com que a parkesina fosse descoberta, mas o seu custo elevado de produção desestimulou os investidores.

O segundo, foi o tipógrafo americano John Wesley Hyatt que tentando receber o prêmio de dez mil dólares, oferecido pela empresa Phelan and Collander para substituir o marfim na fabricação de bolas de bilhar, esporte tão popular que já ameaçava a população de elefantes, tornando-se necessário a substituição do mesmo. Com este objetivo em vista, Hyatt descobriu acidentalmente que um material a base de nitrato de celulose tornava-se um filme sólido e flexível, estava então descoberta a Celulóide ( originada de fibras de algodão com certos ácidos). Por ser altamente volátil, Hyatt percebeu que poderiam explodir com o choque entre si quando usada em bolas de bilhar, e adicionou cânfora chegando a formulação final da Celulóide que foi registrada no dia 12 de julho de 1870. Jonh W. Hyatt e seu irmão Isiah foram homens inovadores e descobridores de vários inventos que resultaram em mais de 200 patentes e em 1914 ganhou a Medalha de Perkin, mas seu nome ficou registrado na história como o primeiro fabricante de material plástico.

Finalmente, devemos citar o terceiro e mais importante homem que participou na descoberta e consolidação do plástico em nosso mundo, que foi: Leo Hendrik Baekeland o criador da baquelita em 1909. Baekeland após ter ganhado dinheiro com a venda do Velox, um papel de impressão fotográfico que podia ser usado sob a luz artificial à Eastman Kodak, dedicou-se a desenvolver um aparato que permitia o controle para variar o calor e a pressão da combinação de ácido carbólico (fenol) com formaldeído, que era o grande desafio da época para se fabricar uma resina plástica. Com este feito ele criou a primeira resina totalmente sintética, a Baquelita.

Este material foi empregado para substituir inúmeros materiais naturais provenientes de animais, como marfim, cascos de tartarugas, madeira, etc., fabricando-se pentes, manivelas de facas, botões, bolas de bilhar, materiais elétricos, joias e em produtos fabricados até hoje com ela.

Existiram várias descobertas nesta época e em partes diferentes do mundo quase que simultaneamente de homens que buscavam novos materiais sintéticos, mas estes três homens traduzem o que de mais importante surgiu para a evolução do plástico como o conhecemos hoje. Para mostrar esta evolução acompanhe a cronologia abaixo: 

Introdução

Os polímeros são materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, de alto peso molecular, cuja estrutura molecular consiste na repetição de pequenas unidades, chamadas meros. (Sua composição é baseada em um conjunto de cadeias poliméricas; cada cadeia polimérica é uma macromolécula constituída por união de moléculas simples ligadas por covalência.).

Devido ao seu tamanho avantajado, a molécula de um polímero é chamada macromolécula. A reação que produz o polímero é denominada reação de polimerização. A molécula inicial (monômero) vai, sucessivamente, se unindo a outras, dando o dímero, trímero, tetrâmero. . . Até chegar ao polímero.

Os Polímeros têm diversas aplicações desde a Medicina aos Plásticos. A maioria dos objetos que nós utilizamos tem polímeros na sua constituição. Como exemplo: plástico, borracha, etc.

No entanto, os polímeros também causam bastantes problemas ao ambiente, pois são bastante poluidores. Por isso, temos que pensar em reciclá-los, reutilizá-los, mas principalmente em reduzi-los tentando poupar o ambiente ao máximo.

Polímeros sintéticos - um novo desafio para a indústria de corantes

Com o desenvolvimento da indústria de polímeros, surgiram novos materiais e a introdução de uma vasta gama de fibras sintéticas.

Tal trouxe um desfio adicional na produção de corantes - o desenvolvimento de corantes próprios para este tipo de materiais. Os novos materiais, como por exemplo, os poliésteres ou o polipropileno, tinham características químicas diferentes dos tradicionais, como a lã, o algodão ou a seda, e, portanto os corantes não se ligavam a eles e não os coravam. De facto é importante que se estabeleça uma ligação química entre a molécula do corante e as do material que se pretende corar.

O avanço da química, da compreensão da relação entre estrutura e propriedades e da tecnologia foi essencial para ultrapassar estes desafios e permitiu o desenvolvimento de uma vasta gama de corantes sintéticos que estão disponíveis atualmente e permitem corar das mais variadas cores e de forma bastante estável os mais diversos tipos de materiais.

Como são feitos os polímeros

Toda a matéria é constituída por pequenas unidades a que chamamos moléculas. Os POLÍMEROS são grandes moléculas.

A razão pela qual são tão grandes é porque são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com