TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Madeira

Trabalho Universitário: Trabalho Sobre Madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 5

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Técnicas Construtivas - Casa de Madeira

Manaus/AM

Outubro - 2014

Professor(a): Walter Bonet

Aluno: Marcelo Melo da Silveira

Turma: Arq044

Técnicas Construtivas - Casa de Madeira

Trabalho de análise apresentado à disciplina técnicas construtivas , ministrado pelo Prof. Walter Bonet, exigido como requisito para obtenção da nota da 2ª. Avaliação.

Manaus/AM

Outubro - 2014

Introdução

Este trabalho visa analisar as técnicas utilizadas na utilização da madeira como elemento arquitetônico e todas suas variações e modos de composição. A madeira sendo o único material renovável e de alta sustentabilidade da construção Civil. Sua utilização nas estruturas, no fechamento de vãos, no revestimento de paredes, em coberturas, esquadrias representa um importante meio de proteção às reservas dos não renováveis, bem como, na redução do consumo energético que eles demandam para a sua transformação; Como o aço, o alumínio e o cimento.

Informações da casa

A casa a ser analisada é de tipologia construtiva mista, tendo a maior parte em madeira e partes em alvenaria. As partes onde se concentram a madeira são: a estrutura, pilares e vigas; pisos ( somente os do segundo andar); portas e janelas; forro; estrutura da cobertura e acabamentos como rodapé, aduelas, beirais. A casa escolhida se encontra no bairro Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, o projeto é da arquiteta Lucia Elena Melo da Silveira, a obra teve duração de 6 meses. O motivo desta casa ter sido escolhida é pelo fato de eu ter morado na mesma e pela razão da arquiteta ser minha mãe, assim podendo adquirir mais informações sobre as técnicas utilizadas na sua concepção.

Fundação

A fundação da casa é do tipo radier ,sendo um tipo de fundação rasa que funciona como uma laje contínua de concreto armado em toda a área da construção e transmite as cargas da estrutura da casa (pilares ou paredes) para o terreno. No caso da casa todos os pilares de madeira estão encaixados nessa lage contínua, o tipo de fundação é ideal para essa amarração de pilares de madeira.

Estrutura

Todas as vigas e pilares da casa são de madeira maciça grapia tendo dimensões de 20cm x 20cm, os pilares do primeiro pavimento possuem um encaixe para receber a alvenaria das paredes, Os elementos dessa estrutura funcionam como montantes verticais, barras horizontais inferiores, barras horizontais superiores e montantes especiais que definem as portas e janelas e as vergas que suportam as cargas verticais sobre as aberturas. Na construção os elementos da estrutura por serem de madeira houve pregação como meio de se fazer a união entre as peças.

Paredes

As paredes da casa são de madeira somente no segundo pavimento, essa madeira é do tipo Grapia também, as chapas de madeira possuem dimensões de 1,00m x 0,20m, essas placas estão posicionadas no sentido horizontal, o encaixe entre elas no sentido vertical é do tipo macho e fêmea( encaixe simples) ,elas também se ligam entre elas no sentido horizontal de modo utilizando um encaixe simples. O uso dessas chapas de madeira maciça do tipo Grapia tem grande resistência mecânica e rigidez a distorção dispensando a necessidade de barras de contraventamento para resistir a esforços de vento e abalos sísmicos, sendo muito leves, simples e extremamente rápidas de se construir.

Encaixe simples.

A estrutura de madeira das paredes exteriores e das paredes interiores suportam cargas do telhado e forro, e servem de suporte para os fechamentos interno e externo. As paredes laterais, como se utilizou do uso de tesouras, suportam a maior parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com