TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Madeira

Artigo: Trabalho De Madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO...................................................................................................................... 3

• CARACTERÍSTICA DA MADEIRA....................................................................................... 4

• RESISTÊNCIA DA MADEIRA............................................................................................... 4

• DURABILIDADE DA MADEIRA........................................................................................... 5

• SEGURANÇA / MANUTENÇÃO........................................................................................... 7

• IMAGENS.............................................................................................................................. 8

• CONCLUSÃO.......................................................................................................................10

• EXERCICIOS........................................................................................................................11

• BIBLIOGRAFIA....................................................................................................................16

1. Introdução

A madeira entre os matérias biológicos é um dos mais conhecidos na humanidade, a madeira é utilizada pelo homem a mais de mil anos, utilizada desde ferramentas como machado, lanças entre outros, como em estruturas como casas, estruturas de treliça para telhados e até prédios de pequeno porte em outros países.

Para a utilização do uso da madeira como material de construção civil é preciso de um certo conhecimento dos profissionais da industrialização dos sistemas construtivos.

Falando-se de modo geral o desenvolvimento das estruturas de madeira foi empregado na Europa pós-guerra, devido a necessidade de reconstruir cidades mais rápidas e economicamente mais baratas, já no Brasil percebe-se que há um certo preconceito e falta de incentivo do governo em construir utilizando a estrutura de madeira, outro fato que atrapalha a construção utilizando estrutura de madeira é a mão de obra que hoje podemos dizer que é escassa, exceto para formas, pois hoje temos muitas empresas neste seguimento de formas de madeira na construção civil.

2. Características da Madeira

Temos vários tipos de madeira, entre elas muitas propriedades como cor e cheiro.

Cor: A cor da madeira é denominada por substâncias e corantes inseridas no interior da células do material lenhoso, localizadas nas suas paredes celulares, entre estas substâncias podemos encontrar também resinas gomaresinas derivados tânicos entre outras substâncias que não foram totalmente explorada e estudadas.

A cor da madeira pode variar com o teor de humidade e pode se tornar mais escura quando exposta ao ar, pela oxidação das substâncias orgânicas contidas no material lenhoso.

Cheiro: O cheiro da madeira pode ser tanto agradável quanto desagradável, como também pode não ter odor, algumas madeiras podem ser tóxicas, causando coceiras em pele, ardência nas narinas, entre outros.

Propriedades Físicas: Capacidade da madeira para absorver umidade e de perder por evaporação, capacidade de fletir por forças em si mesma sem quebrar e capacidade de resistência ao tempo.

3. Possíveis Desvantagens:

 Possui variações transversais e longitudinais devido à variação da umidade.

 É combustível, particularmente na forma fragmentada, como gravetos e lascas.

 É relativamente vulnerável ao ataque de insetos e fungos, se não for tratada adequadamente.

 É muito vulnerável aos agentes externos, como umidade, calor, e sua durabilidade é limitada, quando não são tomadas as medidas preventivas como manutenção.

4. Resistência da Madeira

 Resistência ao Fogo

A madeira tem um comportamento ao fogo muito interessante como muitos não sabem, ela tem uma resistência diante do fogo maior que a do aço, pois quando a madeira é queimada, se forma uma camada na sua superfície protegendo seu interior que por muito tempo fica intacta, já o aço a 80º C já começa a perder sua resistência, portanto o interior da madeira tem um aumento de temperatura mais lento assim o tempo que a madeira entra em colapso é muito maior que a do aço.

 Resistencia a Umidade

A madeira tem baixa resistência a umidade que pode alterar profundamente as características do material. A propriedade hidrófila da madeira faz com que, dependendo de sua condição de uso, sejam completamente diferentes as suas propriedades. No estado seco a resistência mecânica é a maior possível, ao passo que saturada apresenta a sua menor resistência.

Como podemos ver na figura abaixo, a porta de madeira em contato com a água ocorreu retração e as folhas empenaram e perderam sua resistência.

 Resistencia a Energia Elétrica

Podemos dizer que a madeira é um mau condutor elétrico, resumidamente um material isolante, isso ocorre pois as cargas negativas não conseguem se mover livremente no material pois estão fortemente ligados ao núcleo do átomo, a madeira é um exemplo típico de isolante, um exemplo são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com