TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Termodinâmica Carro a Vapor

Por:   •  10/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  3.085 Visualizações

Página 1 de 2

TERMODINÂMICA

Experimento

Transformação de Energia Térmica em Energia Cinética.

Relatório.

Carro a Vapor

Na atual realidade em que vivemos, podemos dizer que a grande maioria da frota mundial de veículos, compõem-se de motor de combustão interna, mas nem sempre foi assim.

Ferdinand Verbiest, um membro de uma missão Jesuíta na China, construiu o primeiro veículo movido a vapor por volta de 1962 como um brinquedo para o imperador da china, mas foi no final do século XVIII que, Nicolas Joseph Cugnot, apresentou o primeiro veículo movido à vapor, uma carroça capaz de suportar e carregar cargas e pessoas, um trator de artilharia movido a vapor experimental em 1770 e 1771. Mas foi em 1801, na Grã-Bretanha que o veículo virou moda pelas estradas, adquirindo freios, transmissões de velocidade e direção.

[pic 1]

[pic 2]

Denominada num geral como “Máquina à Vapor”, ela pode ter várias formas e modos de geração de energia cinética, onde a pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permitem o movimento das rodas, também o movimento de potentes locomotivas, turbinas geradoras de energia elétrica e até transatlânticos. Algumas máquinas, bombas e bate-estacas também podem ser movidas à vapor.

Este experimento consiste na prática da mesma teoria da “Máquina à vapor”, onde, em um reservatório cúbico de 0,600m completamente fechado contendo 0,150l de água em estado líquido é aquecido a 100ºC causando a evaporação da água, este vapor por sua vez tende a expandir-se ocasionando uma pressão interna de 2 BAR em aproximadamente 8 minutos , esta pressão fica armazenada dentro do recipiente que contém uma válvula que será acionada  a medida que o vapor vai gerando uma pressão de 2 BAR marcado em um manômetro ligado ao reservatório. A liberação deste vapor  proporciona uma pressão sobre uma turbina ligada a um eixo que a faz girar, consecutivamente girando o eixo e fazendo o carro se movimentar .

Uma máquina a vapor não cria energia, e sim utiliza o vapor para transformar energia calorífica em movimento de rotação ou cinético, a fim de realizar um trabalho.

Fonte : https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110612084353AAL6yVu

[pic 3]

PMTA – Pressão Máxima de Trabalho Admissível, é o de maior valor de pressão compatível com o código de projeto , a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.

NR-13- É a norma regulamentadora do ministério do trabalho e emprego do Brasil, e tem como objetivo acondicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão e de caldeiras.

Caldeiras de vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior a atmosférica, utilizando qualquer fonte energética.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/NR-13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (332.1 Kb)   docx (285.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com