TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar

Artigo: Trabalho Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 13

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 14

3 JUSTIFICATIVA 15

4 OBJETIVOS 16

4.1 OBJETIVO GERAL 16

4.2 OBJETIVO ESPECIFICO 16

5 DESCRIÇÃO DO SISTEMA EXISTENTE 17

6 METODOLOGIA PROPOSTA 18

6.1 FASE DE DEFINIÇÃO 18

6.2 FASE DE DESENVOLVIMENTO 19

6.3 FASE DE OPERAÇÃO 23

7 CONCLUSÃO 24

REFERÊNCIAS 25

1 INTRODUÇÃO

A empresa onde vou desenvolver meu trabalho é uma empresa de desenvolvimento de softwares para controle de extração de madeira. Existe um software específico para cada linha de produção.

O sistema que vou analisar e propor uma solução são é o Sistema de Produção, onde ele controla da chegada de uma tora (arvore) no pátio da madeireira ate o produto que sai para venda. Durante todo esse processo a madeira pode passar por varias fazes de transformação, em cada faze existe um equipamento que definimos como postos de trabalho. A mais conhecida é a fita onde a tora é cerrada de acordo com a regulagem de espessura, o que definira de um produto para outro. Quando é lançada no sistema a produção de uma tora é especificada também a fita onde ela foi serrada, tipo: fita 1, fita 2, fita 3 . Surge então a necessidade de ter no sistema os demais postos de trabalho alem da fita para ficar registrado nas fazes de transformação, pois variando de produto por produto alguns podem passar por variados processos de transformação, e consequentemente por equipamentos diferentes.

2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO

Empresa: Absolut Sistemas.

Endereço: AV das Palmeiras 1298 Sala 5 Centro – Sinop/MT.

Telefone (66)3531-7622.

Web site: WWW.absolutsistemas.com.br,

E-mail: suporte@absolutsistemas.com.br.

Chefia Direta: Marco Aurélio da Cunha Sócio Administrador.

Ramo de Atividade: Desenvolvimento de Sistemas.

Numero de empregados: Possui três empregados.

Sistemas de gestão de madeireira.

Organograma da empresa.

3 JUSTIFICATIVA

A produção dentro de uma empresa do setor madeireiro pode tomar diversos caminhos, são vários os equipamentos usados para fazer a transformação. Para ter uma ideia na indústria madeireira podemos classificar um produto como, madeira serrada ou beneficiada. Sendo que a madeira serrada pode ser um produto que teve origem a partir de uma tora que passou simplesmente por uma fita que pode ser ajustada para diferentes tamanhos de espessura. Já a madeira beneficiada é um produto gerado a partir da madeira serrada, onde ele recebe um melhor acabamento, passa por um ou vários equipamentos diferentes. No dia a dia da indústria isso é algo de muita importância, pois cada equipamento tem sua porcentagem de consumo dentro da fabrica, e se for possível saber o que se gastou para produzir um produto, fica mais fácil também estipular um preço de acordo com o custo de produção do mesmo. Portanto é interessante para o madeireiro especificar detalhes do equipamento por onde o produto passou quando esta fazendo uso da nossa ferramenta. Surgiu então uma preocupação por parte da empresa desenvolvedora do sistema, pois nem todos os clientes usam todos os tipos de equipamentos usados no mercado, então seria inviável a inclusão de todos esses equipamentos no sistema, esse recurso não se aplicaria em todos os casos.

4 OBJETIVOS

Com esse trabalho tenho como objetivo usar das metodologias de desenvolvimento de software para a resolução do caso.

4.1 OBJETIVO GERAL

O sistema a ser desenvolvido vai controlar a produção dentro de uma indústria madeireira, trazendo informações de todos os equipamentos, informações sobre consumo e produção são de muita importância.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICAM

No caso da empresa de software a solução seria criar um cadastro individual para cada equipamento no sistema para que assim cada empresa que usa o software fizesse o cadastro do dos equipamentos que usam. E assim vincular os produtos com cada equipamento que passar.

Cadastro de equipamento.

Onde cada equipamento fosse cadastrado e futuramente usado em qualquer faze de produção.

Cadastro de Categoria.

Onde pudesse relaciona a qual categoria pertence cada produto.

5 DESCRIÇÃO DO SISTEMA EXISTENTE

No dia a dia o madeireiro já utiliza um software para controle de sua produção, toda a madeira que chega é compra de terceiros, diferente de algumas empresas que possuem sua própria área de floresta para explorar.

Chegando a tora no pátio, já é possível iniciar a produção, um equipamento muito utilizado é a fita, ela faz um único corte na madeira, com um ajuste é possível definir em qual espessura sai cada pedaço cortado, então desse equipamento é possível gerar: caibro, viga, tabua e etc. Esses produtos porem que classificamos como Madeira Serrada sai sem qualquer acabamento, surge então à necessidade de passar por outro tipo de equipamento, a partir dai passamos a classifica-lo como Madeira Beneficiada. Em todas essas etapas de produção eles são empilhados e para essa pilha damos o nome de Fardo cada fardo recebe uma numeração com informação de espessura, largura e comprimento de cada produto, essa informação também é usada para lançar no sistema. O problema atual é que no sistema tem apenas o equipamento fita, por ser o mais comum entre as madeireiras, então a solução seria ter um cadastro de equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com