TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho a Respeito de Projetos de Transmissão e Distribuição

Por:   •  9/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CAMPUS PALMAS

NOME: Hugo Napoleão de Sousa Neto                             Data: 20/03/2020

1. Fatores climáticos interferem na operação das Redes Inteligentes?

Sim. Pelo fato das redes inteligentes disponibilizarem mais espaço para as fontes alternativas de geração de energia, fontes que dependem diretamente de fatores climáticos, como por exemplo a energia solar que depende de dias ensolarados e a energia eólica que depende dos ventos, logo a operação destas redes fica sujeito aos fatores climáticos.

2. Pesquise três razões para a crescente visibilidade das Redes Inteligentes.

Os medidores de redes inteligentes proporcionam uma maior autonomia ao consumidor, além de poder gerar sua própria energia ele poderá acompanhar o seu consumo de energia por meio de aplicativos, assim proporcionando mais opções ao cliente, como por exemplo o consumidor poderá escolher um melhor horário ao decorrer do dia para utilizar seus equipamentos elétricos, evitando os aumentos de tarifa correspondente aos horários de consumo.

As empresas fornecedoras de energia que optarem pela utilização das redes inteligentes, também irão adquirir uma enorme vantagem com relação ao monitoramento das redes de transmissão, distribuição e dos medidores de cada consumidor, obtendo dados instantaneamente. Tudo isso agiliza o serviço de manutenção e contribui para a diminuição de perdas e o fim dos furtos de energia elétrica.

A modernização da rede resultara em um serviço mais eficiente e confiável reduzindo o custo para o consumidor, além de beneficiar quem adotar por um consumo mais consciente e também se tem benefícios para quem optar por gerar sua própria energia, contribuindo para um mundo com mais fontes de energia sustentável.  

3. Em quais setores estão concentradas as oportunidades de renda no âmbito das Redes Inteligentes? 

Pode-se notar diversas oportunidades no ramo da automação residencial e industrial, e principalmente no ramo das energias renováveis, proporcionando um grande mercado para empresas especializadas em automação e também para empresas do ramo de geração distribuída. Além de proporcionar mais renda para as concessionárias e o consumidor, devido a economia gerada pela diminuição das perdas e dos furtos de energia.

4. Há implantação de Redes Inteligentes no Brasil? Se sim descreva localidades, data de implantação e características.

No brasil podemos encontrar projetos de implementação de redes inteligentes por parte da CEMIG no município de Sete lagoas minas gerais que visa a implantação de 3,8 mil medidores inteligentes.

Eletro Paulo em visa a implementação de 60 mil medidores em Barueri na região metropolitana de São Paulo.

 O grupo ENEL tem um projeto que visa transformar a cidade de Búzios no Rio de Janeiro em uma cidade inteligente.

Temos também a portuguesa EDP pioneira no país em redes inteligentes em parceria com a ECIL ENERGIA, que busca transformar a cidade de Aparecida em São Paulo em uma cidade mais inteligente, utilizando tecnologia produzida em território nacional.

InovCity Aparecida: Parceria entre a Ecil Energia e a EDP Bandeirante, o

REFERENCIAS

REPOSITORIO.IPEA.GOV.BR, REDE ELÉTRICAS INTELIGENTES NO BRASIL: A NECESSIDADE DE UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA DE CUSTOS E BENEFICIOS Disponível em < http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/4185/1/Radar_n19_Redes.pdf > Acesso em: 20/03/2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com