TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Projeto Multidisciplinar I

Monografias: Trabalho De Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

IVANILDE DA SILVA PEREIRA-RA-393864

LUCIANA ALVES BELFORT-RA-393861

MILLENA DOS SANTOS SOUSA-RA-393962

ROSICLÉA DA SILVA APINAGÉ-RA-393983

ROSILENE DA SILVA APINAGÉ-RA-393984

PROJETO EDUCATIVO TRANSDISCIPLINAR

GRAJAÚ-MA

2013.1

IVANILDE DA SILVA PEREIRA-RA-393864

LUCIANA ALVES BELFORT-RA-393861

MILLENA DOS SANTOS SOUSA-RA-393962

ROSICLÉA DA SILVA APINAGÉ-RA-393983

ROSILENE DA SILVA APINAGÉ-RA-393984

PROJETO EDUCATIVO TRANSDISCIPLINAR

Trabalho apresentado à disciplina de Projeto Multidisciplinar I, ministrada pelo professor Djalma Silveira, para aquisição de conhecimentos e obtenção de nota.

GRAJAÚ-MA

2013.1

INTRODUÇÃO

Adotar um enfoque transdisciplinar permite conceber a aprendizagem como um processo de indagação, no qual se relacionam diferentes campos de conhecimento e de saberes. Compreendemos que a transdisciplinaridade é uma abordagem científica e sua principal unidade é o conhecimento e o efeito de levar essa concepção da transdisciplinaridade sobre a experiência relacional de conhecer-se, se adquire um novo sentido: envolver-se de maneira apaixonada no processo de aprender-conhecer-saber. Para enfrenta-lo, é preciso não apenas vontade política, mas também algo mais radical: romper a lógica do pensar direcional, fragmentário e reprodutivo, quebrando a crença naturalizada de que a educação escolar não pode ser pensada fora do pensamento único dominante.

PROJETO E SUA FINALIDADE

Todos os projetos devem compor as seguintes etapas;

• Identificação;

Escola

Faixa etária

Turma

Área do conhecimento

Tema

• Justificativa;

É a exploração do porque da elaboração e realização dp projeto.

• Objetivos;

Geral: È onde abrange o todo e a concretização.

Específicos: O mínimo são cinco e o que queremos que os alunos alcance.

• Cronograma estrutural;

È o relato de onde será desenvolvido inclusive a previsão do tempo: semanal, quinzenal ou até mesmo anual.

• Metodologia;

È como se vai ser desenvolvido o trabalho.

• Recursos;

Humanos: Se refere a pessoas que participam, como: professores, alunos, comunidade e etc.

Materiais: São os materiais a serem usados no projeto.

• Avaliação do projeto;

È a definição de como posso avaliar, ou por quem será avaliado.

• Referências;

São os documentos consultados para a elaboração do projeto, sendo um item obrigatório. Nelas constam os documentos e qualquer fonte de informação que auxiliou na montagem do mesmo.

A IMPORTÂNCIA DAS ETAPAS E A TRANSDISCIPLINARIDADE

Cada etapa de um projeto tem sua importância. Na identificação fica definido o público-alvo e informações sobre a escola onde será desenvolvido o projeto seguindo um tema ou um nome. Entendemos que justificativa em um projeto é o convencimento de que o mesmo é fundamental. Assim a justificativa exalta a importância do tema a ser estudado. O objetivo, porém, determina o que se quer atingir com a relação do projeto, ou seja, uma meta. Eles podem ser gerais e específicos, mas não possuem regras a serem cumpridas. Às vezes é desnecessária a divisão destes.

Para se definir os objetivos existe uma regra básica que é inicia-los com um verbo no infinitivo, de uma forma bem clara e original. Em relação ao cronograma ele é somente a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas, suas características e critérios determinados pelo o autor do projeto. Podem ser em dias, semanas, quinzenas, meses e até mesmo por todo período letivo.

As metodologias é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda a ação desenvolvida no método, é a explicação do tipo instrumental utilizado, enfim, é a maneira de principais fatores que participam do projeto incluindo; corpo docente e discente, agentes escolares, muitas vezes pais de alunos e comunidade de um modo geral. Eles podem ser também materiais, é o que será utilizado para o cumprimento do projeto. Essa definição de materiais depende muito do tema escolhido, dentre os principais recursos materiais estão; cartolinas, quadro negro, chamex, estêncil, caderno, lápis, tv e etc.

A avaliação é o penúltimo passo do projeto, e de acordo com critérios adotados ele pode ser avaliado por: professores, gestores, coordenadores, ou seja, é como posso avaliar e por quem. Já a referências bibliográficas são fontes de pesquisas sendo obrigatórias o seu registro em um projeto. Em relação à transdisciplinaridade, é uma teoria do conhecimento ea compreensão ente as diferentes áreas do saber o que facilita e tem grande importância dentro de um projeto.

EQUILÍBRIO ECOLÓGICO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com