TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Projeto

Monografias: Trabalho De Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 10

Eletrônica digital

Eletrônica digital trabalhamos apenas com 1 e 0. Através dessas combinações podemos obter praticamente qualquer circuito. Hoje a eletrônica digital está presente na maioria dos aparelhos eletrônicos.

Construir um robô que seja capaz de mover-se para frente, para trás, para a esquerda e para a direita, controlado sem fios. Construído esse simples robô, poderá acrescentar e modificar coisas nele, em geral, partir do princípio de que um robô nunca está completo, podendo sempre ser modificado e aperfeiçoado.

Robô de controle remoto

Reconheça o que você irá construir. O primeiro passo em construir um robô de controle remoto é reconhecer que você não será capaz de construir um robô grande, humanóide e de duas pernas, apto a desempenhar todas as tarefas. Tampouco irá construir um robô com múltiplas garras, capaz de erguer objetos de 50 kg. Você terá que, a princípio, construir um robô que seja capaz de mover-se para frente, para trás, para a esquerda e para a direita, controlado por você e sem fios. Todavia, depois que você aprender o básico e tiver contruído esse simples robô, poderá acrescentar e modificar coisas nele. Você deve, em geral, partir do princípio de que um robô nunca está completo, podendo sempre ser modificado e aperfeiçoado.

Planeje Seu Robô. Antes de constuir seu robô, antes mesmo de encomendar as peças, você precisará projetá-lo. Para seu primeiro robô você deve adotar um design simples, com apenas dois servomotores e uma peça plana de plástico. Este é um design realmente simples, que deixa espaço para acrescentar coisas extras após a construção. Planeje construir algo com 15 x 20 cm. Para um robô tão simples, você pode ser capaz de simplesmente desenhá-lo em um papel com o auxílio de uma régua. Já que será um robô pequeno, desenhe-o no mesmo tamanho que ele terá na vida real. Quando você for trabalhar em robôs maiores e mais complexos deverá começar a aprender como usar o CAD ou algum programa similar, como o Google Sketchup.

Escolha as peças. Ainda não é a hora de encomendar peças. Mas você deve escolhê-las agora e tomar conhecimento de onde comprá-las. Tente encomendar de o mínimo possível de sites, para economizar dinheiro com o frete. Você precisará de material para os chassis, dois servomotores, pilhas, um transmissor e um receptor.

Escolhendo um Servomotor. Para mover o robô você precisará usar motores. Cada roda será alimentada por um motor. Desta forma você poderá usar o sistema mais simples de manobra, a direção diferencial. Isso siginifica que, para ir para frente ambos os motores devem girar para frente; para ir para trás ambos os motores devem girar para trás; e para virar para os lados um motor gira e o outro fica parado. Um servomotor é diferente de um motor DC básico, pois é composto por engrenagens, só pode girar em 180 graus e pode transmitir dados de volta à sua posição. Este projeto utilizará servomotores por serem mais fáceis e por não obrigá-lo a comprar um “controlador de velocidades” caro ou uma caixa de engrenagens separada. Depois que você entender como construir um robô de controle remoto, pode querer construir outro (ou modificar o primeiro), usando motores DC ao invés de servomotores. Existem quatro cuidados básicos que você deve tomar ao comprar servomotores: velocidade, torque, tamanho/peso e se são modificáveis para 360 graus. Como servomotores só viram até 180 graus, seu robô só seria capaz de mover-se um pouco para frente. Se o motor for modificável para 360 graus, você pode alterá-lo para girar continuamente. Portanto, certifique-se de que o motor é realmente modificável para 360 graus. Tamanho e peso não são tão importantes neste projeto, pois você terá bastante espaço de sobra de qualquer forma. Tente obter algo de tamanho médio. Torque é a força dos motores. É para isso que as engrenagens são usadas. Se não houver engrenagens e o torque for baixo, provavelmente o robô não será capaz de mover-se para frente, pois faltará força. Você irá querer um torque alto. No entanto, geralmente quanto maior o torque menor a velocidade. Para este tobô, procure balancear o torque e a velocidade. Você pode sempre comprar e anexar servomotores mais potentes após terminar a construção. É recomendável obter o servomotor HiTec HS-311 para o primeiro robô RC. Este possui um ótimo equilíbrio entre velocidade e torque, é pouco caro e possui um tamanho bom para o robô. O HiTec HS-311 pode ser comprado aqui.

Como o servomotor pode girar apenas a 180 graus, você deve modificá-lo para obter rotação contínua. Modificar um servomotor irá violar a garantia, mas precisa ser feito. Para instruções detalhadas sobre como modificar um servomotor, acesse aqui.

Escolha as Pilhas. Você precisará de algo para alimentar a energia de seu robô. Na tente usa um adaptador AC (plugado na tomada da parede). Você deve usar baterias DC, ou seja, pilhas.

Escolha o tipo de Pilhas. Há quatro tipos principais de pilhas para escolher. São as de Polímero de Lítio (LiPo), NiMH, NiCad e Alcalinas.Pilhas de Polímero de Lítio são o tipo mais moderno que você pode utilizar, além de extremamente leves. Contudo, são perigosas, caras e requerem um carregador especial. Somente use este tipo de pilha se você tem experiência com robôs e está disposto a gastar mais.

Pilhas de NiCad são comuns e recarregáveis. São usadas em muitos robôs. O maior problema com essas pilhas é que se você recarregá-las antes que estejam completamente descarregadas, irão durar menos.

Pilhas de NiMH são muito similares a pilhas de NiCad em tamanho, peso e preço, mas possuem performance melhor. São as pilhas mais recomendáveis para um projeto principiante.

Pilhas Alcalinas são comuns e não recarregáveis. São fáceis de achar (você provavelmente possui algumas) e baratas. Entretanto, você vai precisar comprar pilhas novas a todo instante, pois elas se esgotam rápido. Não use.

Escolha as Especificações das Pilhas. Você precisará escolher a voltagem das suas pilhas. As mais comuns em robôs são 4,8V e 6,0V. A maioria dos servomotores operará bem nessas voltagens. É geralmente recomendado usar 6.0V (se seus servomotores suportarem, o que geralmente ocorre), pois permitirá que os motores operem mais rápido e tenham mais força. Agora você precisará lidar com a capacidade das pilhas de seu robô, rotulada como MaH. Quanto maior MaH as pilhas possuírem, melhor. Embora sejam mais caras e mais pesadas. Para o tamanho do robô que você está construindo, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com