TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico sobre NR 12 - Segurança do Trabalho

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Comente sobre a parte de tubulações que foi inserida na nova NR 12

A norma possibilita a disseminação de conhecimento e determina a necessidade da capacitação em segurança para todos os trabalhadores envolvidos, tendo em vista que a importância da interface homem maquina: maquina segura e trabalhador conscientizado reduz acidentes e aumenta a segurança geral do ambiente.

Os colaboradores devem receber capacitação e treinamentos específicos para cada tipo de maquina a qual operam, abordando os riscos e as medidas de proteção existentes.

  1. Como foi a participação do lado patronal (representante das empresas) comente.

ABIMAC, por exemplo, esta elaborando um manual atualizado segundo a nova NR-12 para aplicação da norma na indústria. O trabalho de elaboração é tripartite e conta com a participação dos fabricantes das máquinas, representantes do Ministério do Trabalho e representantes dos empregados.  Outra experiência é o manual da ABRAMEC, que apresenta soluções técnicas para 50 máquinas, como dispositivos de segurança. Na medida em que for disseminando e melhorando, as especificações podem migrar para NR-12. Entretanto quando for para a norma, precisara de tempo para renovação de suas máquinas.

  1. Qual a interação existente entre a PNSST e o PLANSAT?

O PLANSAT articula ações dos mais diferentes atores sociais em busca da aplicação prática da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho – PNSST, instituída pelo Decreto nº 7.602 de 7 de novembro de 2011.

  1. Comente sobre os avanças da NR 12 descritos na reportagem.

A NR12 – Segurança no trabalho em Maquinas e Equipamentos, nova versão publicada em 2010, trouxe informações importantes e ampliadas sobre diversos tipos de maquinas, incorporou envolvidos nos processos de fabricação, compradores e usuários, e também a segurança do meio ambiente próximo a maquina. Foi estabelecido um corpo básico para cada tipo de maquinas em concordância com a realidade das fabricas.

Com a atualização foi possível um nivelamento com as exigências internacionais no quesito segurança de maquinas e também uma concordância e aceitação integral das novas exigências.

  1. Comente especificamente sobre os anexos da NR 12.

Os anexos da NR12 registram o que o empregador deve observar ao disponibilizar um equipamento para que seja operado. Os três primeiros anexos trazem as necessidades de capacitação do empregado, bem como os limites para acessos a locais perigosos e movimentação sobre os tipos de escadas existentes. Nos demais anexos à norma estabelece, quais são os itens de segurança para equipamentos móveis, utilizados principalmente no meio agrícola. As máquinas, como injetoras, pressas, equipamentos agrícola e florestal, entre outras estão estabelecidos nos anexos da NR12.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com