TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre a NR-10

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

2.2 TIPOS DE INTERRUPTORES:

Interruptor Simples:

É o dispositivo mais comum e conhecido por todos, feito de um circuito elétrico simples, com ativação da corrente apenas por um interruptor. Possui dois terminais, sendo que um é conectado ao condutor elétrico fase e o outro terminal ao condutor de retorno: o condutor fase é ligado ao interruptor e os condutores neutro e retorno são ligados à lâmpada. Ao utilizar o interruptor simples o usário pode acionar uma ou mais lâmpadas, dependendo de quantas estiverem conectadas a este circuito, e para apagr deve clicar novamente na mesma tecla que acendeu. Este tipo de instalação costuma ser indicado para ambientes que tenham apenas uma porta de acesso, para que seja mais fácil acender as lâmpadas ao entrar ou sair do local.

Imagem acima de um exemplo de ligação de um circutio de interruptor simples.

Interruptor Paralelo:

O interruptor paralelo ou Three-Way é utilizado quando é necessário acender ou apagar uma lâmpada, de dois pontos diferentes de um mesmo cômodo. Por exemplo, em uma sala residencial pode ser instalado um interruptor próximo a porta de entrada e outro ao lado da porta que leva para outros cômodos da casa. Para isso basta instalar dois interruptores paralelos. Geralmente é utilizado em corredores, escadas e salas. A diferença entre o interruptor three way para o interruptor simples é a existência de um terceiro terminal, nesse caso o condutor fase e retorno de lâmpada são conectados no terminal do meio. Os outros terminais devem ser conectados ao terminal correspondente no outro interruptor.

Imagem acima de um exemplo de interruptor paralelo. .

Interruptor Intermediário:

O interruptor intermediário ou também conhecido por four way, é um interruptor interligado a dois interruptores paralelos sendo capaz de controlar um ponto de iluminação de no mínimo três locais diferentes. É indicado para grandes ambiente que necessitam de diversos pontos de acionamento para uma mesma lâmpada ou conjunto de lâmpadas. A principal característica é que o interruptor intermediário fica entre dois interruptores paralelos, podendo instalar vários interruptores intermediários entre os interruptores paralelos. Vamos supor que temos um corredor e ao longo dele temos 3 portas e uma lâmpada que o ilumine.

Suponha que você está entrando no corredor (do lado esquerdo da Porta A) e deseja acender a luz do corredor. Para isso você deve acionar o interruptor A. Desejando entrar na porta B, então para isso você pressionará o interruptor B. Assim, notamos que com o interruptor intermediário temos a flexibilidade de ligar ou desligar uma lâmpada por meio de mais de 2 interruptores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com