TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  12/9/2020  •  Monografia  •  8.089 Palavras (33 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 33

Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Curso de Graduação em Engenharia Elétrica

CAIO ROCHA TEBERGE

ESTUDO DO CONDICIONAMENTO DE SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE RTDS E IED

Campina Grande, Paraíba Dezembro de 2015

CAIO ROCHA TEBERGE

ESTUDO DO CONDICIONAMENTO DE SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE RTDS E IED

Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências no Domínio da Engenharia Elétrica

Área de concentração: Sistemas Elétricos.

Orientador:

Karcius Marcelus Colaço Dantas

Campina Grande, Paraíba Dezembro de 2015

CAIO ROCHA TEBERGE

ESTUDO DO CONDICIONAMENTO DE SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS PARA COMUNICAÇÃO ENTRE RTDS E IED

Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências no Domínio da Engenharia Elétrica.

Área de concentração: Sistemas Elétricos.

Aprovado em: / _/

Professor Avaliador

Universidade Federal de Campina Grande Avaliador, UFCG

Professor Karcius Marcelus Colaço Dantas Universidade Federal de Campina Grande Orientador, UFCG

Dedico este trabalho a minha família que sempre me apoiou nas decisões que tomei.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por todas as conquistas.

Aos meus pais Fátima e Marlon, por apoiarem minhas decisões mesmo quando esta fosse ir para longe da família atrás de uma formação mais qualificada e investirem na minha vida profissional.

A minha irmã Bruna, por ser o apoio e a companhia para meus pais, principalmente para minha mãe, nesses anos que passei fora, por ser uma ajuda a mais na revisão de trabalhos e relatórios acadêmicos.

A minha namorada Lyz, por dividir as alegrias e desgostos ao longo do curso, por sempre estar ao meu lado estudando e por ter tornado minha estada em Campina Grande mais prazerosa.

A UFCG, por ter oferecido a oportunidade de estudar numa das melhoras universidades de engenharia do país. E ao DEE por serem prestativos sempre que preciso.

Ao professor Kacius, por ter me dado a possibilidade de ser seu orientando nos dois trabalhos finais do curso, pela atenção e generosidade.

Por fim, agradeço imensamente, meus amigos e familiares, por todo carinho e incentivo.

“É preciso saber que a vida é perfeita e sábia. Quando ela não nos dá o que queremos, é porque ainda não é o momento certo. Quando estamos prontos, os obstáculos desaparecem e tudo vem às nossas mãos. ”

Autor desconhecido.

RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de estudar e projetar um circuito condicionador de sinais para tratar os sinais provenientes das saídas analógicas do RTDS (Real-Time Digital Simulator) e adequá-los aos padrões de entrada para dispositivos de aquisição e processamento de dados, a exemplo de IED (Intelligent Electronic Devices) e DSP (Digital Signal Processors). O objetivo é disponibilizar o circuito condicionador, o qual será confeccionado em uma placa de circuito impresso, para ajudar nas práticas pedagógicas e pesquisas do Grupo de Sistemas Elétricos da Universidade Federal de Campina Grande.

Palavras-chaves: Condicionador de Sinais, DSP, RTDS.

ABSTRACT

This paper has the aim of studying and designing a signal conditioning circuit in order to treat signals from analogical outputs of a RTDS (Real-Time Digital Simulator) to adapt them to input standards for acquisition and data processing devices, for example IED (Intelligent Electronic Devices) and DPS (Digital Signal Processors). The goal is to provide the conditioning circuit, which will be made in a printed circuit board to help in pedagogical practises and researches of Electrical Systems Group from Federal University of Campina Grande.

Keywords: Signal Conditioning, DSP, RTDS.

SUMÁRIO

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1: fluxo de dados do condicionamento de sinais. 14

Figura 2: equipamento RTDS 17

Figura 3: cartão GTAO do RTDS 18

Figura 4: definição do nome, da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (582.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com