TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Energia

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O conceito que a sociedade tem sobre energia é, em regra geral, extremamente superficial, pois ele restringe-se à aqueles tipos de energia relacionados ao dia-a-dia de cada um, como a energia elétrica para a iluminação.

Energia: É capacidade de produzir trabalho. Esta palavra surge sempre associada à capacidade de poder fazer qualquer coisa acontecer. A energia manifesta-se de diversas formas: Calor, movimento ou luz. Utilizada para a produção de alimentos; bens de consumo, de serviço e de produção; lazer; promoção do desenvolvimento socioeconômico, e cultural.

Tipos de Energia

 Energia não renovável: É aquela que é obtida a partir de fontes naturais que não sejam capazes de se regenerar. Como o petróleo, carvão e gás natural.

Energia renovável: É aquela que é obtida a partir de fontes naturais capazes de se regenerar. Como a energia da biomassa, energia hidráulica, energia solar e a energia eólica.

Formas de Energia Vantagens e Desvantagens

Energia Eólica

A energia eólica é talvez a bola da vez, isto é, ela está na moda, assim como a energia solar (ver abaixo). Esta energia é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aero-geradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica. Assim coo outras energias, a eólica também é limpa e renovável o que a torna muito atraente para os dias atuais.

Para a sua produção são necessários a instalação dos aero-geradores em locais com abundância de ventos, tanto em volume como em regularidade, ou seja, não basta ter ventos fontes é preciso que eles sejam constantes. A velocidade dos ventos precisa ser superior a 3,6 m/s.

Assim como a energia hidrelétrica, o Brasil tem um grande potencial para a produção de energia eólica, visto que há regiões onde a presença dos ventos favorece a instalação de parques eólicos. Neste cenário destacam-se os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, ambos na região nordeste do país. Atualmente os principais parques eólicos do Brasil são: Complexo eólico Alto Sertão I no estado da Bahia, parque eólico de Osório no Rio Grande do Sul e usina de Energia Eólica de Praia Formosa no Ceará.

Vantagens: É um recurso limpo e renovável; é abundante na natureza; usado para a produção de eletricidade, bombeamento de água; o tempo de vida das turbinas é de aproximadamente 20 anos; o terreno ocupado pelos parques eólicos pode ser utilizado para outros fins, como a agricultura.

Desvantagens: A produção de energia depende da disponibilidade do recuso eólico; Emissão de ruídos; Impacto visual, efeito de sombras em movimento; Impacto ambiental (Migração das aves); Interferências electromagnéticas.

Energia Hidráulica

A energia hidráulica (ou hídrica) é a energia coletada da força das águas, tanto dos rios quanto dos mares. Essa é a energia mais utilizada no Brasil, por causa da grande quantidade de rios que temos no nosso país. A água dos rios se move o tempo todo. Esse movimento representa um grande potencial energético, que aumenta quando a água é represada. Numa usina hidrelétrica, existem turbinas que são instaladas nas quedas d’água e geradores elétricos que produzem eletricidade com a força das águas. Essa fonte de energia é renovável, mas gera alguns impactos ambientais a serem considerados. É que as usinas hidrelétricas mudam o curso dos rios com a construção de represas e, com isso, alteram o ambiente natural.

Vantagens: É um recurso renovável e limpo, aplicável para a produção de eletricidade a custo relativamente mais baixo por cada MW em relação a outras fontes de energia.

Desvantagens: Forte impacto ambiental através da inundação de áreas habitadas pelas populações, destruição da flora e da fauna, distância considerável entre o ponto de geração e o ponto de consumo. E as secas diminuem o volume da água nos tanques perdendo-se a capacidade de produção de energia.

Energia Nuclear

A energia nuclear se produz a partir de uma reação denominada fissão, a fissão segundo o Dicionário Priberan da Língua Portuguesa, é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio, plutônio, etc.) em dois ou vários fragmentos, determinada por um bombardeamento de neutrões, e que liberta uma enorme quantidade de energia. E é a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os outros ocasionando o rompimento do núcleos e gerando grandes quantidades de energia.

As usinas nucleares, apesar de ser mais uma opção de gerar energia elétrica, também provocam acidentes graves no ecossistema, assim como ocorreu nas usinas de Three Miles Island, nos EUA, em 1979, e Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, pois a extração dos núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provoca o câncer, além de danificar de modo incalculável o meio ambiente.

Só no Brasil existem duas usinas nucleares em funcionamento, (Angra 1 e 2), no município de Angra dos Reis, RJ.

Vantagens: Não libera gases estufa, exigência de pequena área para construção da usina, grande disponibilidade do combustível, pequeno risco no transporte do combustível, pequena quantidade de resíduos e Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas).

Desvantagens: O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; mais cara, quando comparada a outras formas.Risco de acidentes nucleares e problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

Energia Solar

O Sol é em si grande produtor de calor e potência, proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele libera, assim o Sol através de processos distintos é responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a energia térmica e a energia fotovoltaica, entendamos como funciona cada processo e como cada uma é utilizada.

A energia térmica é gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia provinda do Sol transfere à água, utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica. Já a energia fotovoltaica, possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, tanto um como o outro são compostos de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir energia elétrica. A energia fotovoltaica possui mais um fator interessante, ela poder ser utilizada diretamente ou então pode ser abrigada em baterias para ser utilizada quando não houver sol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com