TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de quimica - titulaçao

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE ENGENHARIA

CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA

QUÍMICA GERAL

Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina Química Geral à professora Evaneide pelos discentes:

Fábio Augusto de Araújo

Giovanna Ferreira

Natália Aparecida Ferreira dos Santos

João Monlevade

2012

         

Introdução

A química, como ciência, representa uma significativa evolução humana – significativa não só na elegância da própria disciplina, mas também na sua capacidade em auxiliar na resolução de muitos problemas de uma população burguesa, num mundo de recursos tão limitados. A química estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. O campo de interesse e aplicação da química é tão amplo que envolve quase todas as outras ciências; por isso, muitas disciplinas estão interligadas com a química.

A química atua como instrumento prático para o conhecimento e a resolução de problemas em muitas áreas de atuação da vida humana sendo assim levou para a prática o que aprendemos na teoria em sala de aula. No dia 07 de março de 2012 foi realizada na Universidade do Estado de Minas – Campus João Monlevade, a aula prática de laboratório da disciplina Química Geral, lecionada pela professora Evaneide. A prática envolveu materiais comuns de laboratório, O preparo de soluções e concentração. Primeiro a Professora mostrou todas as vidraçarias e equipamentos utilizados no laboratório e para que servia cada um deles. Após conhecermos os materiais que seriam utilizados foi explicado a cada grupo como seria preparado a solução de H2O e NaCL. Antes do preparo foram feitos cálculos para análise de massa, volume e concentração.

AULA PRÁTICA 1: Materiais comuns de laboratório e preparo de soluções

Objetivos

Introduzir as principais técnicas de utilização de equipamentos de laboratórios e colocar o aluno em contato com o equipamento utilizado nos trabalhos de laboratório de modo que ele saiba identificar os materiais mais comuns do laboratório e a função de cada um. Colocar em prática as teorias apresentadas em sala de aula e preparar soluções e dissoluções utilizando cálculos aprendidos na teoria.

Resumo

Na aula prática de laboratório foi feito o reconhecimento dos equipamentos e uso de cálculos estequiométricos para obter os dados precisos de massa, volume e concentração das soluções envolvendo H2O e NaCl.

Materiais e Métodos

Materiais utilizados:

  1. Béquer  -  Tem o formato de um copo de vidro. Há o copo de forma alta(copo Berzelius) e o de forma baixa(copo Griffin). A sua extremidade aberta é provida de bordas refletidas, possuindo ainda um bico para escoamento. Usado em preparo de soluções, aquecimento de líquidos, para conter volumes de reagentes durante uma reação, medição de massa de sólidos, etc. O vidro pirex é resistente a temperaturas elevadas, mas não resiste a variações bruscas de temperaturas que devem ser evitadas. Não resiste também a choques. Ao retirar do aquecimento, é conveniente usar uma pinça.

  1. Espátula  -  Existem as de aço inoxidável, de porcelana e de plástico. Podem ou não ser dotadas de colher em uma das extremidades. Servem para a retirada de substâncias químicas sólidas dos seus frascos

  1. Bastão de Vidro  -  Tem a forma cilíndrica, é maciço e de comprimento e diâmetro variados. Utilizados na introdução de líquidos em frascos de gargalo estreito ou para qualquer transferência de substâncias de um frasco para outro. Também auxilia na dissolução de solutos, por agitação feita circularmente.
  1. Balão Volumétrico  -  São utensílios de vidro que se apresentam na forma de um globo de fundo chato, provido de um gargalo longo e estreito, de bordas arredondadas, aos quais são adaptadas rolhas esmerilhadas ou rolhas de teflon. Ainda no gargalo, vê-se uma marca circular que serve como referencia à medida do volume. Apresentam-se em tamanhos variados e caracterizam-se por fornecerem volumes definidos de acordo com a capacidade em milímetros. São mais usados no preparo de soluções e reagentes, quando se deseja uma concentração a mais exata possível.
  1. Pipeta (10ml)  -  A pipeta deve estar completamente limpa, para que, ao escoar o líquido, não sobrem gotas nas paredes internas. Como todos os instrumentos de medidas de volume, não pode ser aquecida para não haver danificação de sua escala ou modificação em sua capacidade, causada pela dilatação do vidro. A técnica de pipetar consiste em fazer sucção, em sua extremidade mais larga, com a boca e, imediatamente, obstruir esta extremidade com o dedo indicador, pode-se também pipetar usando peras de borrachas apropriadas. Para ajustar o menisco ou escoar o líquido, basta diminuir a pressão do indicador sobre ela.
  1. Funil  -   Usado em filtrações simples ou na transferência de um recipiente para o outro.

7)Pisseta ou frasco lavador  - É empregada na lavagem de recipientes por meio de jactos de água ou de outros solventes. O mais utilizado é o de plástico pois é prático e seguro.

8)Balança Analítica -  Pesar o material o mais preciso possível.

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

         Béquer            Bastão de vidro     Funil de vidro       Pipeta        Pisseta   Balança analítica

Procedimentos:

  1. Preparar uma solução de NaCL com concentração de 0,0513mol/l.
  2. A partir da solução preparada em 1 diluir a solução paa obtenção de uma concentração de 0,0103mol/l.

  1. C =[pic 9]

0,0513 =[pic 10]

N = 0,00513mol/l

m = n x M

m = 0,00513mol x 58,5g

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (237.9 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com