TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tragédia em Corte de Árvore

Por:   •  20/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO PLANANLTO CATARINENSE – UNIPLAC

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

TRAGÉDIA NO CORTE DE ARVORE

CESAR RIBEIRO DE MATTOS

LEONARDO DURIGON PESSOA

MATHEUS TOLEDO MOSSO

SAMUEL JOSÉ SEGALA

LAGES (SC)

 2023

INTRODUÇÃO

Devido a ocorrência de um acidente de trabalho com óbito, causado na operação do corte de árvores em um reflorestamento, procuramos encontrar as medidas que poderiam ter sido tomadas para ter evitado o acidente o qual ocasionou a morte de um jovem menor de idade.

JUSTIFICATIVA

Trazer a resposta ao problema proposto, com o intuito de elaborar um trabalho que torne aquela situação segura.

PROBLEMA

A morte de um colaborador, com menos de 18 anos, por acidente de trabalho, com muitos erros de segurança.

OBJETIVO GERAL

Compreender a causa do acidente, criando assim ações que possam ser implantadas, visando a eliminação do risco, evitando novos acidentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Coleta de dados;
  • Organizar e apresentar os dados;
  • Analise dos dados;
  • Considerações sobre o acidente.

METODOLOGIA

Foi fornecido pelo professor um trecho do livro “Análise de acidentes fatais no Rio Grande do Sul”, onde havia o relato do acidente contendo os dados, em leitura ao mesmo retiramos os dados necessários para o seguinte trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Na sequência serão apresentados dados sobre a empresa, o funcionário e o acidente.

2.1 DADOS SOBRE Kw/h

A empresa era uma terceirizada, atuava no ramo de florestal, sendo sua atividade principal o cultivo de eucaliptos, estava executando o corte de arvores em reflorestamentos, tinha 45 funcionários na época do acidente.

2.2 DADOS SOBRE O FUNCIONÁRIO

O funcionário era do sexo masculino, 17 anos, atuava na função de serviços gerais, estava a aproximadamente 2 meses na empresa, provavelmente não tinha a carteira assinada pois não tinha feito exames admissionais ainda, não tinha recebido os devidos treinamentos para estar trabalhando em área de risco

2.3 DADOS DO ACIDENTE

        Um outro empregado da empresa, denominado sr. B, foi fazer o corte de uma árvore, com aproximadamente 18 metros de altura, a área “segura” era de aproximadamente 15 metros, havia uma estrada que passava logo em seguida da área segura e seria atingida após a queda da árvore, o sr. B fez o processo de corte em cunha e após isso ele efetuou a derrubada da árvore com o outro corte na parte oposta da árvore, ele viu o masculino, denominado como sr. A, passando pela referida estrada, gritou para que ele saísse da rota de queda da árvore, mas o sr. A foi atingido pela árvore vindo a óbito.

2.4 ANÁLISE DO ACIDENTE

        Em análise aos dados apresentados chegamos as seguintes conclusões:

• O jovem tinha 17 anos e estava empregado na empresa X a quase 2 meses, atuando em atividade perigosa sem as devidas instruções e sem o conhecimento dos riscos ocupacionais, foi constatado também que o comprimento da árvore era superior a área segura (ultrapassando a via de circulação);

        • Os funcionários que estavam no local não tinham o devido treinamento;

        • A área não estava adequada, não existia área segura, por mais que ultrapassasse a via, não foi isolada, e no início do corte não foi emitido um sinal sonoro de aviso;

        • Não possuía PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o principal papel do PPRA é auxiliar na eliminação, redução e controle dos potenciais riscos no ambiente de trabalho. Com isso, contribui para a diminuição dos Acidentes Ocupacionais que podem vir a acontecer. É obrigatório para toda empresa que oferece em seus ambientes qualquer tipo de risco aos trabalhadores. O não cumprimento pode implicar em multas e processos judiciais.

                • Não possuía CIPATR (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural), a qual é responsável na identificação das situações de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores, nas instalações ou áreas de atividades do estabelecimento rural, comunicando-as ao empregador para as devidas providências; Divulgação das informações relativas à segurança e saúde no trabalho e acompanhar e solicitar a cópia das CAT emitidas, entre outras atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (194.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com