TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformada De Fourrier

Dissertações: Transformada De Fourrier. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

1. Objetivos

• Aplicar a Transformação de Fourier na análise de sinais;

• Identificar a constituição de fonemas sonoros via Transformação de Fourier e recursos computacionais;

• Explorar os recursos tecnológicos disponíveis em computadores para coletar e tratar sinais.

2. Introdução Teórica

2.1 - Transformada de Fourier

Jean Baptiste Joseph Fourier foi um francês que viveu entre (1768-1830). Seu primeiro tratamento matemático notável foi a resolução do problema da condução de calor em uma barra unidimensional homogênea. Ele concluiu que para qualquer ponto x e tempo t é dada por uma combinação linear (infinita) de senos e cossenos. Posteriormente, foi provado que qualquer função pode ser representada por alguma combinação linear trigonométrica.

As considerações matemáticas propostas por Fourier são aplicáveis a inúmeras áreas do conhecimento. De maneira genérica são chamadas de Análises de Fourier (Séries de Fourier, Decomposição de Fourier, Transformada de Fourier, etc). É um dos mais antigos assuntos em análise matemática e é de grande importância para matemáticos e engenheiros. Do ponto de vista prático, quando se pensa em análise de Fourier, geralmente nos referimos a (integral) transformada de Fourier e as séries de Fourier. Muitos problemas somente foram solucionados graças ao conjunto de conhecimentos envolvidos nas análises de Fourier, aplicáveis na matemática, física, engenharia, computação, telecomunicações, processamento de sinais e imagens, investigação criminal de voz, entre outros.

O objetivo deste trabalho não é apresentar aprofundamentos teóricos. Para fins de registros, considere a função definida no domínio , então as Séries de Fourier afirmam que poderá ser representada pela combinação linear:

.

Cada um dos coeficientes e serão determinados através das expressões abaixo:

;

.

2.2 – Osciloscópios

Osciloscópio é um aparelho retangular que tem como objetivo principal o diagnóstico de uma peça defeituosa em um equipamento eletrônico. Ele analisa o esquema elétrico do aparelho defeituoso por meio de um desenho em forma de linha horizontal no meio de uma tela da esquerda para a direita. Um de seus controles determina a velocidade com que a linha é desenhada. Se a tensão de entrada é diferente de zero, o traço pode ser desviado tanto para cima quanto para baixo. Um de seus controles, chamado de controle vertical determina a escala do desvio vertical. O traço resultante é um gráfico da tensão em função do tempo. Se o sinal de entrada é contínuo, então pode ser obtido um traço relativamente estável apenas ajustando a base de tempo de acordo com a frequência do sinal de entrada. Porém, a base de tempo de um osciloscópio não é tão precisa, e a frequência do sinal não apresenta uma estabilidade perfeita, então o traço pode se mover pela tela, fazendo com que resulte uma obtenção das medidas mais dificultosa.

Alguns osciloscópios possuem mais de um canal de entrada, permitindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com