TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformadores

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSFORMADORES

Um transformador é formado por um Núcleo e um Enrolamento.

Núcleo: Feito de material ferromagnético é o responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.

Enrolamento: Formado por diversas bobinas feitas de cobre-eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético para servir como isolante.

Os transformadores são classificados quanto à finalidade, tipo, núcleo e número de fases.

Finalidade: Temos os transformadores de corrente, potencial, distribuição e de força.

Tipo: Dois ou mais enrolamentos e autotransformador.

Material do núcleo: Ferromagnético ou núcleo de ar.

Número de fases: Pode ser monofásico ou polifásico.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transformador - 03/06/12 10:56

Transformador de Tensão

De funcionamento bem simples, o transformador é um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador de tensão é constituído por uma peça de ferro, denominada de núcleo do transformador, ao redor do qual são enroladas duas bobinas. Em uma dessas bobinas é aplicada a tensão que se deseja transformar, ou seja, aumentar ou diminuir. Essa bobina é chamada de bobina primária ou enrolamento primário. Depois de transformada, a tensão é estabelecida nos terminais da outra bobina, que é denominada bobina secundária ou enrolamento secundário.

Um transformador funciona do seguinte modo: ao aplicar uma tensão alternada no enrolamento primário surgirá uma corrente, também alternada, que percorrerá todo o enrolamento. Através dessa corrente estabelece-se um campo magnético no núcleo de ferro, esse por sua vez sofre várias flutuações e, consequentemente, surge um fluxo magnético que é induzido na bobina secundária.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/o-transformador-tensao-1.htm - 03/06/12 11:04 - Por Marco Aurélio Da Silva Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com