TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Aquaviario De Cargas

Artigos Científicos: Transporte Aquaviario De Cargas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 2

Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas?

O transporte aquaviário é aquele realizado por navios em oceanos e mares. Pode ser utilizado para todos os tipos de carga

e para qualquer parte do mundo. É o único meio de transporte que possibilita realizar a movimentação de toneladas de produto de uma só vez.

Além disso o transporte marítimo pode transportar vários tipos de cargas, como por exemplos: Químicos, Combustíveis, Alimentos, Areia , Cereal, Minérios entre outros.

2. Explique como funciona a multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.

A multimodalidade ou transporte multimodal é quando a mercadoria e ou produto é transportada por mais de um meio de transporte como por exemplo: sai da empresa em um caminhão posteriormente é feio o transbordo em um navio de carga e quando esse navio atracar o produto novamente é posto em um caminhão até o destino final.

O transporte multimodal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega (Cos et al., 2000, p. 509). Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas.

A multimodalidade, apesar de defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadorias, implica a acumulação de custos pela utilização de interfaces modais, tais como, transbordo, handling entre outros (Dias, 2005, p. 210).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com