TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamentos térmicos de aços

Artigo: Tratamentos térmicos de aços. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

mjjjTRABALHO DE CIENCIAS

Tratamentos TérmicosTratamento térmico

Recozimento

Recozimento é o aquecimento uniforme a uma temperatura dentro ou acima da faixa crítica e o resfriamento a uma taxa controlada até uma temperatura abaixo da faixa crítica.

O tratamento produz uma microestrutura definida, geralmente projetada para melhorar a usinabilidade. É usado também para remover tensões, induzir amaciamento e alterar a ductilidade, a dureza e outras propriedades mecânicas.

Normalização

O aço é aquecido de maneira uniforme a uma temperatura de pelo menos 37°C (99°F) acima da faixa crítica e em seguida é resfriado a ar até a temperatura ambiente.

Esse tratamento produz uma recristalização e refinamento da estrutura granular e fornece ao produto uniformidade em dureza e estrutura.

Têmpera (Endurecimento por têmpera)

Esse processo aquece o aço de maneira uniforme a uma temperatura acima da faixa crítica e em seguida o resfria rapidamente em meio líquido.

Recozimento de esferoidização

Esse tipo especial de recozimento requer um ciclo extremamente longo. O recozimento de esferoidização é usado para produzir uma condição globular dos carbonetos e máximo amaciamento para melhor usinabilidade ou maximizar a formabilidade a frio.

Alívio de tensão

O alívio de tensão é um tratamento térmico final usado quando se deseja um material livre de tensão. Ele restaura as propriedades elásticas e minimiza a distorção nas operações subsequentes de usinagem e têmpera.

Em geral, esse tratamento é aplicado em material que tenha sido tratado a quente (revenido e temperado).

O procedimento normal é aquecer a uma temperatura de 37°C (99°F) abaixo da temperatura de revenido usada para estabelecer propriedades mecânicas e dureza.

Revenido

O revenido aquece de maneira uniforme a uma temperatura abaixo da faixa crítica, permanecendo nessa temperatura durante um período de tempo definido e aplicando resfriamento em ar. Esse tratamento pode ser usado para amaciamento do aço para posterior usinagem ou trabalho a frio ou para melhorar a ductibilidade e aliviar as tensões resultantes de tratamento anterior ou trabalho a frio.

Resfriamento em cama quente

Esse é o processo padrão de resfriamento a ar do aço imediatamente após a operação de rolagem. O aço é transferido para uma mesa especial ou cama quente que transporta o produto ao longo da mesa. O aço que é resfriado por meio dessa mesa requer tratamento térmico adicional para obter usinabilidade ideal ou para atingir as propriedades mecânicas exigidas.

Recozimento na laminadora

É um resfriamento controlado do aço imediatamente após a operação de rolagem. Em algumas classes de ligas de baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com