TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traços De Personalidade

Exames: Traços De Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 5

Tabela 7.1 Traços da personalidade

Traços da personalidade propostos pela teoria dos big five Extroversão A pessoa é gregária, assertiva e sociável (por oposição á reservada, tímida e calada).

Agradabilidade A pessoa é cooperativa, “quente” e agradável (e não fria, desagradável, antagônica).

Consciência A pessoa é trabalhadora, organizada, confiável (e não preguiçosa, desorganizada, e não confiável).

Estabilidade Emocional A pessoa é calma, autoconfiante (por oposição à ansiosa, depressiva).

Abertura à experiência A pessoa é criativa, curiosa, culta (por oposição à pratica, “terra a terra” com poucos interesses).

Tabela de Comportamentos

Nomes Tabela 7.1- Traços da personalidade Pontos Negativos

João Maria Extroversão Falta de conhecimento; liderança;

Alba Extroversão Falta de liderança; egocêntrica.

Rui Estabilidade Emocional Falta de autocontrole; responsabilidade.

Elaine Consciência Desinteresse; responsabilidade; competência.

Anita Abertura a experiência Falta de interesse; pro atividade.

Leia Abertura a experiência Falta de interesse; pro atividade.

Leila Consciência Desinteressada; falta de responsabilidade;

Edér Extroversão Egoísta, convencido, ilusão de que é superior.

Relatório

O Pet Glamour é uma pequena empresa pet shop cujos Proprietários são dois irmão: João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão. João é formado em tecnologia em Gestão de Comercial e Alba sempre trabalhou como Cabeleireira em grandes salões de beleza. Os dois irmãos compartilhavam o gosto por bichos de estimação e o sonho de ter um negócio próprio. Depois que João se formou, decidiram pegar um empréstimo no banco e abrir um pet shop. Alba é responsável pela parte de banho e tosa enquanto João cuida de toda parte administrativa.

Alguns dos motivos observados são os seguintes:

O Faturamento da empresa caiu 4 % no último ano.

Alba começou a culpar João pela queda do faturamento. Ela alega que ele não tem administrado a empresa com a competência necessária, quer tirar sua responsabilidade, jogando para que João tome decisões da empresa sozinhas, e não tomando frente da situação, ela não se coloca com parte integrante do processo burocráticos da empresa.

João se diz sobrecarregado e acusa Alba por não participar da administração: “Ela não quer misturar sua equipe de banho e tosa com o resto do pet shop. Mas, na hora de cuidar da parte burocrática dos funcionários, ai, eu é que tenho que fazer tudo”. Por isso ele tem dificuldades de se envolver com termos burocráticos como administração do pet glamour. Falta de conhecimento para melhor administrar sua empresa.

O gerente da loja (Rui) sempre reclama que perde o controle da gerência da loja porque o pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem nenhum aviso ou registro. “Eles dizem que a Dona Alba já tá sabendo e que depois ela fala com o irmão”. Podemos dizer que ele tem estabilidade emocional pessoa calmo apesar da situação delicada que ele esta passando, mas por ser autoconfiante pode deixar a desejar, pois sua responsabilidade dentro da empresa e primordial nos bons resultados do grupo, por essa razão pode deixar a desejar.

Éder (da tosa) vangloria-se de seu talento artístico e acha-se superior ás meninas do banho isso tem causado mal-estar entre eles. Ele se considera autoconfiante demais no que faz e insubstituível. A equipe da loja (vendedoras) tem apresentado muitas ocorrências de atrasos e de atestados médicos, elas se encontram desmotivas.

Podemos dizer que possuímos até semelhanças e diferenças, porém, sempre há alguma forma de diferença a ser percebida. Todas estas diferenças foram estudadas por vários estudiosos da psicologia, entre outras áreas, e o conjunto destas diferenças que nos torna seres tão singulares, tão únicos, é denominado de personalidade. Há uma definição de personalidade no livro “Personalidade – Teoria e Pesquisa” de Lawrence A. Pervin e Oliver P. John que dizem o seguinte: “a personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos”. Estes mesmos teóricos dizem que a personalidade é estudada de maneira total em um individuo, ou seja, estudam a pessoa como um todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com