TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRENAGEM DE MINA SUBTERRÂNEA

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  2.425 Visualizações

Página 1 de 3

C:\Users\talles\Desktop\download.png

CURSO TECNICO DE MINERAÇÃO

DRENAGEM DE MINA SUBTERRÂNEA

ALUNOS

AUGUSTO SILVA

BRUNO HENRIQUE BORGES

GERMANO AGUIAR

LARESSA LAYS

ORIENTADOR – PROFESSOR MARCELIO FONTES

Sumário

Introdução

Desenvolvimento

Drenagem de mina

Discussões

Conclusão

________________

Introdução

A água é essencial para as atividades mineiras, seja para facilitar as atividades dentro da lavra ou para o transporte do minério e diversos outros fins. Porem em grande quantidade pode causar complicações nas atividades, custos, desastres ambientais e até mesmo o fechamento ou inviabilização da lavra.

Aqui será apresentado métodos para controle do excesso de água em minas subterrâneas.

________________

Desenvolvimento

A água pode surgir na lavra subterrânea de forma gravítica onde a água permeia as fraturas ou poros dos maciços rochosos, ou oriundas dos lençóis freáticos e aqüíferos. Uma vez que a lavra subterrânea quase sempre ocorre abaixo dos níveis de água. Existem situações onde os maciços é composto de matérias consolidados como o calcário, quando atacados por águas acidas, se tornam solúveis, formando grandes cavidades, conhecidos como formações carcicas (cavernas).

Devesse fazer pesquisas geofísicas e sondagens, antecedentes ao desenvolvimento da lavra, a fim de agregar informações referentes a que profundidade iniciará bombeamento de água para fora da lavra subterrânea. A retirada da água é feita através de bombas submersas que variam de pequenas bombas sapos a bombas de tamanho industrial (Figura 1).

________________

Durante o desenvolvimento da lavra subterrânea, é necessário o rebaixamento do nível de água. Isto é feito removendo uma quantidade de água da massa rochosa, de maneira que os níveis de água sejam rebaixados garantindo segurança e economia da mina.

Existem diversas técnicas controladoras de águas em minas subterrâneas, como:

* Impermeabilização da superfície do terreno;

* Congelamento do terreno;

* Grouting;

* Drenagem de mina (o mais utilizado em lavras subterrâneas).

Drenagem de mina

A drenagem de mina é o método mais aplicado atualmente, utilizado para o controle de água, que pode variar desde uma simples coleção de água infiltrada na mina através das fraturas e poros do maciço (figura 2) até procedimentos complexos que envolvem a instalação de poços de rebaixamento.

________________

Perfurações de poços profundos para bombeamento são utilizados para retirada de grandes volumes de água. No oeste dos Estados Unidos, uma mina de ouro localizada em Nevada utiliza de poços profundos como principal sistema de desaguamento, são usados equipamentos com grande capacidade de bombear (bombas submersas com capacidade de 360m³ por hora)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com