TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnica de Monitoramento e Diagnóstico

Por:   •  19/9/2016  •  Dissertação  •  2.234 Palavras (9 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 9

TÉCNICAS DE MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO

QUESTÃO 01 – Compare os conceitos dados para manutenção de acordo com a ABNT NBR 5462 e o conceito de missão dado por Alan Kardec & Júlio Nascif e elabore um conceito próprio do que você entende como MANUTENÇÃO.

Resposta - A habilidade de corrigir e prevenir falhas, garantir à integridade e prolongamento da vida útil do equipamento e a constante busca do melhoramento do mesmo, desde que não descaracterize de sua função original, é a melhor definição de manutenção.

QUESTÃO 02 – Com base no que foi estudado durante a apresentação da disciplina conceitue, com suas palavras, Técnicas de monitoramento e Diagnósticos.

Resposta - As Técnicas de Monitoramento e Diagnósticos são crucias para acompanhamento, medições e avaliações das atividades inerentes a manutenção, contribuindo para um processo de gestão e tomada de decisão mais eficaz e com base nos referencias técnicos confiáveis e respaldados.

QUESTÃO 03 – Marque verdadeiro com (V) ou falso com (F) as questões abaixo e justifique sua resposta em seguida:

Item A – Verdadeiro: Caso a troca seja em função da quebra da correia, pode-se considerar como manutenção corretiva; e Falso - Caso a troca seja programada por especificação do fabricante, pode-se encaixar como manutenção preventiva com base no tempo.

Item B - Verdadeiro: Na troca do fluido de freio temos especificado pelo fabricante o tempo limite, que no caso é a KM rodado, para efetuarmos uma preventiva, ou seja, pode ser considerada manutenção preventiva com base no tempo; Falso: Já a complementação realizada devido ao um aviso de falha do automóvel pode ser considerada como manutenção corretiva.

Item C – Falso: Como é um componente de pouca relevância, considera-se como melhor prática a troca depois da falha, caracterizando como manutenção corretiva.

Item D – Verdadeiro: Toda técnica ou diagnóstico que utilizamos com intuito de identificar previamente uma futura falha é considerado manutenção preditiva.

QUESTÃO 04 – Faça um resumo, em não mais que dês linhas, do histórico da Manutenção, nas gerações, enfocando especialmente a evolução e surgimento dos tipos de Manutenção.

Resposta – A manutenção está dividida em três gerações, na 1ª geração, era basicamente manutenção corretiva, que era simplesmente atuações nas falhas. Nessa geração a manutenção era considerada um mal necessário pelo seu alto custo. Na 2ª Geração, os processos são mais mecanizados, requerendo uma maior disponibilidade perante os processos produtivos e os custos já passaram a ser monitorados requerendo assim desenvolvimento de estratégia voltada para manutenção preventiva. E por fim, a 3ª Geração é o momento de implantar ações estratégicas, com integração sistêmica de planejamento e controle, atendendo uma produção mais eficaz e exigente, assim proporcionando maior confiabilidade e disponibilidade dos ativos.

QUESTÃO 05 – Analisando a curva da banheira com base no que foi apresentado sobre ela, em qual das fases da mesma (Burn-in, Falha Aleatória, Wear-Out) é viável a aplicação de Técnicas de Monitoramento e Diagnósticos? Por que?

Resposta - Na fase da Falha Aleatória, porque com a implantação das Técnicas de Monitoramento e Diagnóstico é possível identificar e evitar futuras falhas com um planejamento adequado da manutenção e prolongando a vida útil dos equipamentos.

QUESTÃO 07 – Qual a diferença entre medição global e espectral na análise de vibração?

Resposta - A análise global é a mais usual, podendo ser aplica em uma grande quantidade de equipamentos, podendo ser realizada com instrumentos mais simples e de forma direta. Já a análise por espectro exige instrumentos mais complexos e caros, porém revela picos de amplitude nas frequências e possibilitando uma melhor identificação das falhas.

QUESTÃO 08 – Cite os principais efeitos das vibrações em máquinas.

Resposta – Os principais efeitos das vibrações em máquinas são: desequilíbrio, desalinhamento/saída do eixo, desgaste e folgas em componentes.

QUESTÃO 09 – Cite três procedimentos principais para controle dos fenômenos vibratórios em máquinas.

Resposta – Para um melhor controle dos fenômenos vibratórios em máquinas pode-se utilizar de alguns procedimentos como: adoção da manutenção preditiva, melhorias no sistema de monitoramento dos equipamentos e a realizações das manutenções nos prazos determinados.

QUESTÃO 10 – O que é RCM?

Resposta – A Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) é uma técnica usada para determinar as melhores praticas, como elaboração de planos de preventivas e/ou preditiva, melhoramento no monitoramento dos equipamentos, entre outras, para melhor gerenciar os ativos, assim contribuindo para que eles continuem a executar suas funções conforme suas especificações técnicas.

QUESTÃO 11 – Qual a diferencia entre falha evidente e oculta em RCM? Exemplifique.

Resposta - As falhas ocultas ocorrem de tal modo que não é possível perceber que determinado item está em estado de falha, a menos que outra falha ocorra desta forma falha oculta se refere a uma função cuja falha não se torna evidente como exemplo nos dispositivos de segurança de um sistema, as falhas evidentes são perceptíveis no momento de sua ocorrência.

QUESTÃO 12 – Qual a diferença entre exame analítico e quantitativo na análise por Ferrografia? Descreva resumidamente cada um deles, em não mais que dez linhas.

Resposta - As diferenças estão no formato do corpo de prova, método de leitura e o resultado da ferrografia. O exame quantitativo possibilita uma estratificação de tendência e a determinação dos percentuais de concentrações nas amostras analisadas. Já o analítico, identifica tipos e as causas dos desgastes.

QUESTÃO 13 – Uma das etapas fundamentais na realização da termografia e análise de óleo é a coleta da amostra. Explique como é feita a coleta de amostra de reservatórios de máquinas para cada ensaio e como esta etapa pode influenciar os resultados.

Resposta - A coleta da amostra de óleo na ferrografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com